Início Notícias Ações de Governo Meio Ambiente quer aproveitar lodo de esgoto como adubo

Meio Ambiente quer aproveitar lodo de esgoto como adubo

20/02/2017 16h50 – Por: Assessoria de Comunicação

Secretário realiza visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

O Secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, visitou nesta segunda-feira (20) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em companhia do engenheiro agrônomo José Egidio Peccini, onde conheceu as instalações e o funcionamento do local.

A visita teve como objetivo estudar a possibilidade de aproveitamento dos resíduos ali processados, principalmente do lodo de esgoto. De acordo com o secretário, pela Lei 12.305 (Lei de Resíduos Sólidos) o lodo de esgoto pode ser utilizado na agropecuária como adubo orgânico, sem qualquer impedimento sanitário.

Atualmente a Sanesul e a empresa Log Engenharia (administradora da Estação) depositam o produto no Aterro Controlado de Bonito, mas com a desativação do local (prevista para ocorrer até o final do ano) o rejeito do lixo doméstico deverá encaminhado a aterros sanitários de outros municípios do Estado.

“O resíduo da Estação de tratamento de esgoto precisa e merece uma destinação adequada, já que contem alta concentração de nutrientes e matéria orgânica, em condições de serem aproveitados para o plantio”, afirmou o secretário, destacando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está buscando parcerias junto ao Sindicato Rural, à SEPRODES (Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural) e outras entidades para viabilizar a destinação correta do produto.

“Estamos buscando as alternativas previstas em lei para que os rejeitos, de maneira geral, sejam reaproveitados. Seja ampliando a coleta seletiva, no caso dos recicláveis, ou com a utilização na agropecuária do lodo de esgoto”, finalizou.