Início Notícias Tradicional Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda acontece neste final...

Tradicional Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda acontece neste final de semana

Acontece neste final de semana, entre os dias 8 e 9 de janeiro, a 32ª edição da tradicional Festa dos Reis do Distrito Águas do Miranda. O evento é pelos católicos da comunidade e pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda, com a participação e colaboração dos moradores locais e da área rural da região, com apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação de Cultura de MS.

A festa também faz parte do calendário cultural de Bonito desde 2012 e neste ano vai contar com dois shows sertanejos gratuitos, das duplas Alex e Ivan, no dia 8 e Breno Reis e Marco Viola no dia 9.

Além deles, a programação inclui o Torneio de Reis, que também é referência no calendário esportivo do município, celebrações religiosas, com procissão e missa e muita comida.

A expectativa da comunidade, que vivem basicamente da pesca, está muito alta em relação ao evento, que deve movimentar o distrito no período de piracema. Segundo a organização, o torneio já está com as inscrições lotadas e as pousadas também estão quase sem vagas para os dias do evento.

História da Festa

Localizada a 70 quilômetros do município de Bonito, a Comunidade Quilombola Ribeirinha Águas de Miranda, do distrito Águas de Miranda, certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2012, realiza há mais de 30 anos, a Folia de Reis ou Festa dos Santos Reis. A festa, que reúne cerca de 1.000 pessoas, no primeiro ou segundo final de semana de janeiro.

Inicialmente foi organizada apenas pela família Modesto, vinda da Bahia para o antigo Mato Grosso, e que mantinha a tradição há cerca de 100 anos, de pai para filho. A família Modesto continua presente na continuidade da folia, que tem como “Mestre da Bandeira” seu patriarca, Amarílio Modesto da Silva.

Durante a programação da festa ocorrem diversas atividades, como celebrações religiosas – com procissão e missa – shows, churrasco e torneio de futebol. Canções tradicionais e instrumentos musicais acompanham os grupos formados pelos três reis magos (representações), palhaços (bastiões) – com máscaras e apitos, que marcam a chegada e a partida da bandeira – rainha, coro, mestre (ou embaixador) e bandeireiro ou alferes da bandeira.