Início Secretaria de Meio Ambiente Defesa Civil Defesa Civil de MS debate estruturação de grupo de trabalho em Bonito

Defesa Civil de MS debate estruturação de grupo de trabalho em Bonito

Bonito recebeu nesta sexta-feira (8) o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente coronel Catarinelli e o sargento Osnei, para debater a estruturação do sistema em Bonito. A reunião foi organizada pela coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município e secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin e contou com a participação de representantes da Educação, Saúde, Assistência Social, Turismo, Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Foi uma reunião muito importante porque nos ajudou a entender a importância da Defesa Civil como um sistema de articulação e integração de apoio a comunidade, para se antecipar e enfrentar problemas classificados como desastres, como  alagamentos, desabamentos incêndios florestais ou até mesmo frios extremos”, explica Ana Trevelin.

“O trabalho da Defesa Civil se baseia em cinco frentes: prevenção, mitigação,  preparação, respostas e reparação, ou seja, nós atuamos desde a identificação de locais ou situações que possam vir a ser problemáticos, bem como em ações para prevenir que isso ocorra ou já na resposta ao desastre, atendendo a comunidade no que for necessário e ajudando as autoridades nas ações de reparação do dano”, detalha Catarinelli.

Ainda segundo o tenente coronel,  todas as secretarias fazem parte do sistema da Defesa Civil, mesmo que sem consciência disso. “Os desastres podem ocorrer em todas as áreas, como foi com a pandemia do Coronavírus agora, onde a saúde foi a primeira a colapsar, afetando todas as outras áreas, inclusive agora, a Educação precisa enfrentar uma série de desafios para retomar as aulas, adotando medidas de segurança, por exemplo, por isso é extremamente importante a presença de todos aqui”.

Ana, por sua vez, explicou que o próximo passo para o município será a formação do grupo de trabalho para identificar os principais riscos que o município pode enfrentar, e consequentemente criar planos de contingência para cada diferente tipo de risco.

“Será uma longa caminhada, mas será feita em parceria com todas as secretarias municipais, aliando diferentes profissionais e responsabilidades”, finalizou.