Início Departamentos Dep. de Cultura e Juventude Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda acontece neste final de...

Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda acontece neste final de semana com apoio da Prefeitura de Bonito

Acontece neste final de semana, entre os dias 7 e 8 de janeiro, a 33ª edição da tradicional Festa de Reis do Distrito Águas do Miranda. O evento é pelos católicos da comunidade e pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha do Distrito, com a participação e colaboração dos moradores locais e da área rural da região, com apoio da Prefeitura de Bonito.

A festa faz parte do calendário cultural de Bonito desde 2012. A programação do evento conta com shows, gastronomia, torneio de futebol, celebrações religiosas, com procissão e missa.

Nesta edição, a Prefeitura de Bonito apoia com segurança do evento com a Guarda Municipal, Ambulância com equipe médica, barracas, tendas, Banheiro Ecológico adquirido com recurso próprio no valor de R$ 35.000,00, iluminação do evento; já no Torneio de Futebol de Reis a Prefeitura cedeu, equipe de arbitragem, troféu, medalhas e bolas.

“Gostaria de parabenizar toda a organização deste evento tão importante para o calendário cultural do nosso município, a Prefeitura fez de tudo para atender a organização do evento naquilo que foi solicitado em tempo hábil. Neste ano tive a alegria de cooperar com a festa fazendo uma doação pessoal. Que essa tradição seja mantida e que nunca acabe, contem comigo sempre, e com o apoio da prefeitura de Bonito” destaca o prefeito Josmail Rodrigues.

História da Festa

Localizada a 70 quilômetros do município de Bonito, a Comunidade Quilombola Ribeirinha Águas de Miranda, do distrito Águas de Miranda, certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2012, realiza há mais de 30 anos, a Folia de Reis ou Festa dos Santos Reis. A festa, que reúne cerca de 1.000 pessoas, no primeiro ou segundo final de semana de janeiro.

Inicialmente foi organizada apenas pela família Modesto, vinda da Bahia para o antigo Mato Grosso, e que mantinha a tradição há cerca de 100 anos, de pai para filho. A família Modesto continua presente na continuidade da folia, que tem como “Mestre da Bandeira” seu patriarca, Amarílio Modesto da Silva.

Durante a programação da festa ocorrem diversas atividades, como celebrações religiosas – com procissão e missa – shows, churrasco e torneio de futebol. Canções tradicionais e instrumentos musicais acompanham os grupos formados pelos três reis magos (representações), palhaços (bastiões) – com máscaras e apitos, que marcam a chegada e a partida da bandeira – rainha, coro, mestre (ou embaixador) e bandeireiro ou alferes da bandeira.