Início Secretarias Secretaria de Meio Ambiente Projeto piloto em MS, ‘Formigão’ coletou 30 toneladas de vidro durante alta...

Projeto piloto em MS, ‘Formigão’ coletou 30 toneladas de vidro durante alta temporada em Bonito

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, mais uma vez sai na frente ao implantar no município um projeto de coleta e destinação correta do vidro, com um veículo específico para atender a grandes geradores. O Formigão do Vidro, como foi batizado, começou a fase de teste em Bonito na segunda quinzena de dezembro de 2023, atuando intensamente durante o período de alta temporada e nesta quarta-feira (31) fechou sua primeira carga, com 30,5 toneladas de vidro triturado, que foram encaminhados para uma empresa em São Paulo, que será responsável pela reciclagem do material.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Bonito, a Eurecilo e com a Cooperativa Paraíso de Bonito, que objetiva a reciclagem do vidro no município e consiste na coleta direta em comércios e empresas cadastradas, por meio do Formigão. Todo o material arrecadado é entregue e empresa Massfix, com sede em São Paulo, que atua no setor da reciclagem de cacos de vidros desde 1991, sendo hoje a maior da América Latina no segmento.

Que Bonito é uma referência internacional quando o assunto é ecoturismo, isso todos nós já sabemos, então precisamos cada vez mais, buscar soluções inteligentes e incentivar práticas em prol do meio ambiente, para garantir a longevidade das nossas riquezas naturais e consequentemente, da nossa economia. A coleta e destinação adequada do vidro era uma necessidade urgente, pois não temos um local adequado para descarte e não conseguimos fazer, por conta própria, a reciclagem, então essa parceria é muito importante e fará uma diferença imensurável para o meio ambiente de Bonito”, detalha o prefeito Josmail Rodrigues.

No município, o trabalho de coleta e preparação do vidro, para destinação adequada, é realizado em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras, com apoio da Eureciclo. “Com a venda deste material a gente pretende formalizar ainda mais a parceria com as instituições, mostrando que é possível e viável trabalharmos a gestão desse resíduo específico”, detalha o titular da Sema, Thyago Sabino.

Saiba mais sobre o projeto:

A ideia do projeto é coletar e reciclar cerca de 500 toneladas do material ao ano, visando não apenas impactos ambientais positivos, mas também benefícios sociais e econômicos. A correta segregação e destinação para reciclagem não apenas evitam acidentes na coleta de lixo comum, mas também geram renda extra aos cooperados, impulsionados pela receita do Crédito de Reciclagem da eureciclo com a comercialização do resíduo.

A operação já conta com cerca de 15 estabelecimentos cadastrados e está com inscrições abertas para os interessados em destinar seus resíduos de vidro para a reciclagem. Para isso, é necessário se cadastrar neste formulário.

A reciclagem não exige que o vidro esteja intacto. Cacos também podem ser recolhidos. Todo pedaço de vidro reciclado ajuda a reduzir o consumo de energia, a extração de recursos naturais e a emissão de CO2. É estimado que, a cada 100 toneladas de vidro reciclado, evita-se a emissão de 2 toneladas de CO2 e 64 toneladas de MWH, ou recursos naturais, no processo de fabricação. Por ser um material 100% reciclável, 1kg de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

O vidro pode ser reaproveitado infinitamente, mas reciclamos muito pouco esse tipo de resíduo devido a sua complexidade de logística, remuneração e outros fatores. Portanto, acreditamos que junto com a Prefeitura e com a Cooperativa Paraíso de Bonito teremos uma grande oportunidade para promover educação ambiental e gerar maior conscientização na população, mostrando o quanto esse material pode contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil”, destaca Caio Trogiani, gerente de Operações da eureciclo.

Neste primeiro momento, o serviço de coleta será exclusivo para empresas cadastradas, não atendendo ainda a comunidade, porém os moradores que tiverem uma quantidade significativa de vidro em casa, podem solicitar o recolhimento na Secretaria de Meio Ambiente (3255-3316).

Como funciona?

A ação faz parte do projeto de estruturação da cadeia do vidro da eureciclo, que começou no Mato Grosso do Sul, em 2021, e foi ampliado para outros estados em 2022. Hoje, ele também está presente no Amazonas, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco. Até o momento, já foram investidos quase R$ 9 milhões em apoio à cadeia do vidro em todo o Brasil. Só em 2022, o volume compensado pela eureciclo de vidro no Brasil foi de mais de 37 mil toneladas.