Início Secretarias Secretaria da Educação & Cultura Professores iniciam Jornada Pedagógica em preparação ao Volta às aulas no dia...

Professores iniciam Jornada Pedagógica em preparação ao Volta às aulas no dia 21 fevereiro

As aulas nas Escolas e Centros de Educação Infantis da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2024 terão início na próxima quarta-feira (21) para mais de 3 mil crianças. Os professores, porém, iniciaram as atividades nesta quinta-feira (15) com a Jornada Pedagógica.

Até o momento, estão matriculadas 3.125 crianças, sendo 2.041 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 419 na pré-escola e 665 nos Centros de Educação Infantil.

A Jornada Pedagógica teve início com a capacitação em noções básicas de primeiros socorros paras os professores dos CEIs, em comprimento da Lei Federal 13.722/2018 – Lei Lucas – “Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

A formação tem apoio do Corpo de Bombeiros de Bonito, sendo ministrada pelo 1º Sargento Jair e pelo Soldado Guimarães e destaca alguns pontos como as funções de quem está prestando o socorro, sendo elas:

1. Contactar o serviço de atendimento emergencial do Corpo de Bombeiro (193)
  2. Fazer o que deve ser feito no momento certo, a fim de:
    a. Salvar uma vida
    b. Prevenir danos maiores
  3. Manter o acidentado vivo até a chegada deste atendimento.
  4. Manter a calma e a serenidade frente a situação inspirando confiança.
  5. Aplicar calmamente os procedimentos de primeiros socorros ao acidentado.
  6. Impedir que testemunhas removam ou manuseiem o acidentado, afastando-as do local do
    acidente, evitando assim causar o chamado “segundo trauma”.
  7. Ser o elo de ligação das informações para o serviço de atendimento emergencial.

“Agradeço imensamente a colaboração do Corpo de Bombeiros de Bonito, que pelo terceiro ano está nos auxiliando com essa capacitação extremamente importante, porque pode salvar a vida das nossas crianças, principalmente nos CEIs, onde lidamos com bebês de 4 meses até crianças de 4 anos, e sabemos que nessa fase elas são mais suscetíveis a acidentes domésticos, por assim dizer, como asfixia por alimentos, ou coisas do tipo. Então todo preparo que nossos professores e demais profissionais tiverem, ajuda”, detalha a secretária de Educação, Eliana Fregatto.

Na segunda-feira (19) será a abertura oficial da Jornada para todos os professores da REME, com a palestra “Um novo olhar para os diferentes modos de aprender e ensinar”, ministrada pelo palestrante David Vasconcelos Valente da Conceição.

Limpeza e manutenção

A Secretaria de Obras também iniciou os trabalhos de limpeza e manutenção das áreas externas das Escolas e CEIs, para que as crianças e professores sejam recebidos com um ambiente limpo e harmonioso.