Início Secretarias Secretaria de Meio Ambiente SEMA promove observação de aves como atividade de Educação Ambiental para alunos...

SEMA promove observação de aves como atividade de Educação Ambiental para alunos das escolas rurais

A observação de aves tem se tornado uma atividade de destaque a nível nacional, abrindo portas para o turismo sustentável e chama atenção pelas oportunidades geradas como nova fonte de renda em áreas rurais, que habitualmente possui mais limitações profissionais para os moradores. Por isso, Bonito tem se empenhado em levar a educação ambiental e novas perspectivas para os alunos da Rede Municipal de Ensino e escolheu a observação de aves como ferramenta de transformação ecológica como tema.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura), desenvolve anualmente o Programa de Educação Ambiental de Bonito, onde separados por temas os alunos de cada ano participam de atividades e concursos que promovam a conscientização ecológica.

Para enriquecer as ações deste ano, foi inclusa a atividade de “Observação de Aves” para os alunos do 9º ano das escolas rurais da região, que tem como foco o tema “Defesa da fauna e flora”. As escolas beneficiadas por essa iniciativa são a Escola Municipal Prof. Francisco Anísio Corrêa Ferreira, localizada no Distrito de Águas do Miranda, e a Escola Municipal Rural Ozório Jacques, situada no Assentamento Guaicurus.

A atividade de observação de aves foi selecionada como ferramenta principal para alcançar os objetivos de conscientização ambiental e apresentação de novas oportunidades de renda para os moradores da região. Em um contexto onde muitas áreas rurais dependem principalmente da pecuária, agricultura e da pesca esportiva como fonte de renda e trabalho, a observação de aves surge como uma alternativa promissora e sustentável.

Essa atividade não apenas introduz os alunos ao rico ecossistema local, mas também os conscientiza sobre a importância da preservação da fauna e flora, além de apresentar a relação entre o individuo como um cidadão que depende de um ciclo saudável e natural a sua volta. A atividade também ilustra as aves não apenas como parte da paisagem, mas também como uma importante engrenagem natural que afeta a saúde dos rios e produtividade das lavouras. Além disso, ela abre suas mentes para novas possibilidades de carreira e renda que estão diretamente ligadas à conservação ambiental.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente expressa seu compromisso contínuo em promover a educação ambiental nas escolas locais, visando não apenas a proteção do meio ambiente, mas também o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.