Início Fotos Projeto garante certidão de nascimento já ao sair maternidade

Projeto garante certidão de nascimento já ao sair maternidade

Crianças nascidas no Hospital Darci João Bigaton, já sairão da maternidade com seu Registro de Nascimento garantido por projeto que envolve Prefeitura, Hospital e o Cartório de Registro.

Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito

“O direito ao nome próprio é o primeiro direito de todo cidadão”. Visando garantir esse direito básico a Prefeitura Municipal de Bonito e o Governo Federal se uniram no Programa “Certidão de nascimento – um direito humano, dever de todo Brasil”.

Na tarde desta quarta-feira (25), o vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, juntamente com o secretário de Saúde de Bonito, Wilson Braga, o Presidente da Junta do Hospital Darci João Bigaton, Dr. Gil Marcos Saut, o diretor administrativo, Silço Peralta, do vereador José Leonardo Casanova e funcionários do Governo do Estado, anunciaram a instalação, no prédio do hospital, o inicio do programa, com a doação dos equipamentos necessários para o começo das ações.

Para combater o sub-registro (ausência de registro oficial do nome próprio em cartório), o programa interligará os cartórios e maternidades através da instalação de computadores nos hospitais, conectados em rede com os cartórios locais. Para aderir ao programa às maternidades devem registrar mais de 300 nascimentos ao ano. A partir desse critério foram contemplados apenas vinte e oito municípios, dos setenta e oito municípios do estado. Em Bonito, o hospital Darci João Bigaton se enquadrou no critério de seleção e recebeu o programa.

A certidão de nascimento é o primeiro documento civil e o acesso universal a ela constitui importante passo para o exercício pleno da cidadania no Brasil. É um Direito Humano. Nela estão anotados todos os dados do registro civil de nascimento, que reconhece perante a lei nome, filiação, naturalidade e nacionalidade da pessoa. Sendo o documento originário, só com a certidão é possível obter os demais documentos civis. São esses documentos que possibilitam o exercício de direitos civis (casar-se no civil, registrar o óbito), políticos (votar e ser votado), econômicos (abrir conta em banco) e sociais (receber certificação escolar, obter benefícios de programas sociais, trabalhar com carteira assinada), por exemplo.