Início Fotos Reajuste de servidores públicos municipais é debatido em reunião com prefeito

Reajuste de servidores públicos municipais é debatido em reunião com prefeito

11/02/2015 08h48 – Atualizado em 11/02/2015 08h48

Categoria reivindica aumento acima da inflação e com base no valor concedido aos professores

Por: Naiane Mesquita

Na tarde de ontem representantes dos servidores públicos municipais participaram de uma reunião com o prefeito Leleco Brito (PT do B) para reivindicar o reajuste de 13,1% na remuneração dos profissionais. A vereadora Linda Balta também participou do encontro, realizado no gabinete da sede da prefeitura e a pedido da administração.

As negociações sobre o reajuste começaram em janeiro e devem ser finalizadas no dia 24 de fevereiro. De acordo com o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, Sérgio Aparecido Maciel, o valor reivindicado é o mesmo estipulado para os professores seguindo o acordo com o governo federal. “Nós solicitamos o aumento de 13,1%, mas a única certeza que temos é que o valor será acima da inflação. Esse é um acordo que fechamos com o prefeito no início do mandato e que ele tem cumprido nesses dois últimos anos, o que tem diminuído em muito a nossa perda salarial”, explica Sérgio. O presidente cita como exemplo, o reajuste de 8% em 2014, bem acima da inflação que fechou em cerca de 4%.

O prefeito do município, Leleco Brito, afirmou durante a reunião, o desejo de atender a solicitação da classe. “Nós gostaríamos de dar o reajuste que os servidores estão pedindo. Mas, nós sabemos que o país está passando por um momento difícil e que os municípios precisam ser cautelosos. Apesar dessa atual situação econômica, estamos tentamos atender da melhor forma possível e de acordo com as necessidades dos profissionais”, ressalta.

Melhorias

Para o presidente dos servidores, o diálogo já é uma grande vitória. “O sindicato nunca teve um diálogo tão aberto. Nós temos mais de 40 processos judiciais contra a prefeitura em outras gestões sobre diversos assuntos. Nesses últimos anos conquistamos muitos benefícios, como o estatuto dos servidores do município e o custeio de 1/3 do plano de saúde da Cassems, que antes nós pagávamos sozinhos”, aponta.