Início Fotos Ação de secretaria de saúde realiza 25 testes de HIV no município

Ação de secretaria de saúde realiza 25 testes de HIV no município

19/02/2015 12h12 – Atualizado em 19/02/2015 12h12

Blitz educativa durante o feriado de Carnaval também distribuiu camisinhas e folders

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Saúde realizou durante o feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro, uma blitz educativa sobre a importância do sexo seguro e do cuidado com a saúde. A equipe priorizou os locais com o maior fluxo de pessoas para promover a atividade, como a Praça da Liberdade e o Clube de Laço.

Ao todo foram realizados 25 testes rápidos de HIV no município, sendo que todos deram negativo. Na Praça da Liberdade, a equipe também aferiu a pressão de 93 moradores e orientou a população a procurar o acompanhamento médico em caso de alguma alteração.

Para o prefeito do município, Leleco Brito (PT do B), ações como essa são importantes porque conseguem atingir os moradores que por vezes não procuram a ajuda médica. “Em poucos minutos você consegue aferir a pressão arterial ou fazer um teste de HIV, um vírus que se diagnosticado com antecedência pode melhorar em muito a qualidade de vida do paciente e ainda evitar outros contágios”, explica.

Além dos exames, a equipe da secretaria de saúde organizou uma blitz educativa em frente a Guarda Municipal todos os dias, distribuindo preservativos e folder sobre métodos contraceptivos. “Distribuímos 28 caixas de preservativos em pousadas e hotéis, tivemos apoio da Guarda Municipal para a realização das blitz e fomos também aos locais de maior fluxo como o Clube do Laço, onde foi promovida uma festa”, afirma a coordenadora da atenção básica de saúde, Glaucia Biagi de Oliveira.