Início Fotos EJA tem recorde de inscritos e inicia aula com quatro turmas no...

EJA tem recorde de inscritos e inicia aula com quatro turmas no município

12/03/2015 13h20 – Atualizado em 12/03/2015 13h20

Aula inaugural contou com a participação de 100 alunos e teve entrega de kit escolar

Por: Naiane Mesquita

A educação de Bonito tem bons motivos para comemorar. O EJA (Ensino de Jovens e Adultos) teve um recorde de inscritos em 2015. Cerca de 150 estudantes começaram o ano letivo na escola Professora Durvalina Dorneles Teixeira, com aulas do 1º ao 9º do ensino fundamental.

Dos inscritos, mais de 100 alunos participaram da aula inaugural do curso realizada no dia 5 de março, na unidade escolar. Para receber os novos estudantes, a secretaria de educação preparou apresentações culturais de música, com saxofone e violão, além de entregar kits escolares ilustrados com atrativos de Bonito. “Quero parabenizar todos vocês, porque eu sei o quanto é difícil retornar as salas de aula depois de tantos anos. Vocês que trabalham o dia todo, é um grande sacrifício, mas que vale a pena. Este ano conseguimos dividir os alunos em quatro turmas, com possibilidade de cinco. Isso é uma grande vitória para o município”, afirmou o prefeito Leleco Brito (PTdoB), após as apresentações.

Volta às aulas

As turmas são divididas de acordo com as séries em que o aluno interrompeu os estudos. Apesar de muitos precisarem começar do zero, isso não é motivo para desânimo. “Eu fiz até a 3ª série quando era criança, mas não tenho nenhum documento para comprovar, então vou começar de novo, do zero. Não estou desanimada e sim ansiosa. Fiquei o dia todo esperando o horário da aula, é uma grande emoção estar aqui”, afirma a dona de casa, Fortunata Nascimento, 34 anos.

Bonitense, Fortunata tem uma história parecida com a de muitas mulheres. Precisou parar de estudar quando criança e depois do nascimento dos filhos ficou impossível voltar. “Agora meus filhos já estão grandes, então voltei para a sala de aula. Se Deus quiser eu vou terminar tudo, até o ensino médio e quem sabe o futuro. Tenho muita coisa pela frente”, acredita.