Início Notícias Bonito é citado pelo MTur e está entre as boas práticas que...

Bonito é citado pelo MTur e está entre as boas práticas que inspiram o turismo

Conheça iniciativas que tornam os destinos mais competitivos e servem de inspiração para municípios que desejam atrair cada vez mais visitantes

Por: MTur

As ideias são simples, o custo é baixo e os resultados são animadores. Esta é a receita de 15 boas práticas (anexo o manual de boas práticas) destacadas durante o anúncio do prêmio de competitividade do turismo brasileiro, divulgada nesta quarta-feira (9), em Brasília. O prêmio é uma parceria do Ministério do Turismo com o Sebrae.

Os projetos foram mapeados durante a avaliação dos 65 destinos brasileiros pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. “A ideia é que sirvam de inspiração para destinos que desejam se tornar mais competitivos”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “Elas têm ajudado a trilhar um caminho promissor para o desenvolvimento do turismo”, disse. Conheça cada uma delas a seguir:

O projeto Embaixadores de Eventos em Bonito (MS) ajudou a captar quatro novos eventos para os próximos anos na cidade, assim como município de Corumbá, que transformou o centro de convenções da cidade em uma plataforma multiuso e passou a produzir dados sobre o perfil do viajante que desembarca no município, com o Observatório de Turismo de Corumbá.

No Ceará, um projeto de coleta de lixo seletiva na Vila de Jericoacoara e a experiência com o cicloturismo foram os destaques. Na Bahia, Mata de São João investiu no turismo de observação de baleias; Maraú colheu bons frutos com a agricultura familiar voltada para o turismo sustentável; e Salvador apostou na gestão de marcas.

São Paulo se destacou em dois projetos: o workshop descubra São Paulo, em que promove a cooperação regional, e o SP de Bike, com foco na mobilidade por meio da bicicleta. A capital mineira colheu bons frutos da parceria entre a Belotur e o Sou BH, quando o assunto é marketing e promoção do destino.

O Paraná também emplacou dois: o projeto Sou Curitiba, da capital; e a Rede Caiçara de Turismo Comunitário, em Paranaguá. De Boa Vista (RR), destaque para a Patrulha da Chuva; e de Teresina, o Teresina Mais Negócios.

Bonito – MS

Com o objetivo de fortalecer a captação de eventos para a cidade de Bonito-MS, o Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, lançou o programa “Embaixadores de Eventos em Bonito”. O Programa apoia profissionais a influenciarem suas associações e entidades a realizar seus eventos na cidade de Bonito. Estes profissionais, denominados “embaixadores”, receberão gratuitamente a assessoria do BCVB, desde o processo de candidatura até a realização do evento, compreendendo principalmente o estudo de viabilidade do evento, produção do dossiê de candidatura, visitas de inspeção, material promocional, entre outros. Para o lançamento do Programa foi realizado um evento em Campo Grande/MS, com a presença de presidentes e membros de associações de áreas estratégicas, além de entidades promotoras de eventos e autoridades. A ação foi realizada por meio de convênio, entre o BCVB e a Prefeitura Municipal de Bonito, e contou com o apoio de empresas associadas ao Convention, que ofereceram assessoria técnica e serviços sem custos. Com baixo investimento, criatividade e articulação, o Programa Embaixadores de Eventos em Bonito já resultou na captação de quatro novos eventos para os próximos anos, além de outros que estão em processo de negociação.