Início Notícias Atualização do Mapa Turístico Brasileiro começa hoje em MS

Atualização do Mapa Turístico Brasileiro começa hoje em MS

Região da Serra da Bodoquena se reúne em Jardim, no dia 25.

12/05/2017 15h54 – Por: Assessoria de Comunicação/Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundtur-MS.

A partir desta sexta-feira (12.05) até o dia 29 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), percorrerá regiões turísticas do estado para se reunir com empresários do setor e órgãos oficiais do turismo.

Bonito integra a região da Serra da Bodoquena, cuja reunião acontecerá em Jardim no dia 25 de maio.

O principal objetivo das reuniões é fazer a atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul, que vai compor o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo (MTur) na formulação das políticas públicas para o setor.

Além da atualização, serão apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa.

Também será abordada a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear/Nascer/Frutificar/Colher), que começou em 2013 e será passará por uma reformulação em 2017.

Confira o cronograma de reuniões:

12/05: Região Grande Dourados (Dourados) e Região Caminhos da Fronteira (Ponta Porã);
15/05: Região Rota Norte (Coxim);
18/05: Região Caminho dos Ipês (Campo Grande);
25/05: Região Serra da Bodoquena (Jardim);
26/05: Região Pantanal (Miranda);
29/05: Região Sete Caminhos da Natureza e Região Vale das Águas (Naviraí) e Região Costa Leste e Região Vale do Aporé (Aparecida do Taboado)

O período para mobilização dos gestores municipais, coleta de documentos comprobatórios e realização das oficinas regionais e estaduais termina em 31 de maio.

A partir de 01 de junho, segundo cronograma estabelecido pelo Ministério do Turismo, começa o prazo para inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo.

O processo de atualização, que será conduzido pelos gestores locais, termina em 31 de julho.