Início Notícias Ações de Governo DEMTRAT realiza blitz durante Campanha Nacional do Trânsito

DEMTRAT realiza blitz durante Campanha Nacional do Trânsito

De acordo com o IBGE, município totalizava 10.522 veículos em 2015.

19/09/2017 15h51 – Por: Assessoria de Comunicação

O DEMTRAT (Departamento Municipal de Trânsito) realizou na manhã desta terça-feira (19) na Rua Pilad Rebuá, juntamente com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Instituto Mirim Ambiental, uma blitz educativa para divulgar a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem por finalidade conscientizar a sociedade e diminuir o grande número de vítimas de acidentes em todo o país.

Neste ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, com o objetivo de chamar a atenção para a responsabilidade de cada cidadão no trânsito, valorizando o desenvolvimento de posturas e atitudes que garantam a todos o direito à vida e o direito de ir e vir.

De acordo informações do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) divulgadas no Censo do IBGE, o município de Bonito totalizava (em 2015) 10.522 veículos, sendo: 3.856 automóveis; 336 caminhões; 41 tratores; 1.351 caminhonetes (veículos para transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilos) e 228 camionetas (veículos mistos, para transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento).

Incluía ainda 81 micro-ônibus; 3.175 motocicletas; 964 motonetas; 73 ônibus; 93 utilitários (servem para o transporte de cargas e pessoas) e 324 veículos classificados como “outros veículos”. Ainda de acordo com o IBGE a proporção é de 2,0 habitantes por veículo, para uma população estimada (em 2015) de 21.047 habitantes.

Segundo o diretor do DEMTRAT, Paulo Xavier, é importante trabalhar a ideia de responsabilidade no trânsito durante todo o ano e não apenas durante uma semana, razão pela qual as campanhas educativas, de prevenção e fiscalização terão continuidade.