Início Notícias Cobrança da Taxa de Lixo deverá ter início em outubro

Cobrança da Taxa de Lixo deverá ter início em outubro

Valor anual será parcelado em 12 vezes por meio da conta de água.

07/08/2018 18h12 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Tributação, realizou na noite desta segunda-feira (6), no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública com o objetivo de debater a cobrança da Taxa de Lixo, cujo início está previsto para o mês de outubro próximo.

Durante o encontro, que contou com as explanações do secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, da gestora do ISSQN, Silvia Schmidt, e do próprio prefeito municipal Odilson Soares, foram detalhados os custos atuais de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos, que com a abertura do Aterro Sanitário de Jardim serão transportados para o município vizinho três vezes por semana.

“A licença para início do funcionamento do aterro de Jardim, pelo Imasul, pode sair a qualquer momento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, lembrando que com o transporte dos resíduos o gasto mensal da prefeitura com o setor passará a ser de cerca de 200 mil reais por mês.

“A maneira que temos para reduzir os custos é ampliar a coleta seletiva”, afirmou Alexandre, destacando a necessidade do aumento da reciclagem e do processamento do lixo orgânico por meio de campanhas educativas junto à população.

COBRANÇA SERÁ POR MEIO DA CONTA DE ÁGUA

Com relação à forma e os critérios para cobrança da taxa, a gestora do ISSQN, Silvia Schmidt, esclareceu que elas têm como base a Lei Complementar nº 132, de 31 de outubro de 2017, e a Lei Complementar Nº 133, de 19 de dezembro de 2017, que dispõem sobre a implantação da Taxa Social de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos do município de Bonito.

“O cálculo do valor da taxa vai levar em conta três critérios: a área construída, a categoria de consumo e a frequência da coleta”, afirmou a gestora, lembrando que o valor devido será parcelado ao longo do ano, em 12 vezes.

Sílvia esclareceu ainda que aposentados, pessoas com invalidez e beneficiários do Bolsa Família pagarão uma “tarifa social” de R$, 2,64 por mês.

PAGAMENTO PODERÁ SER FEITO À VISTA

Em seu pronunciamento o prefeito municipal, Odilson Soares, destacou a importância de buscar soluções juntamente com a população, lembrando que os trabalhos de georreferenciamento realizados recentemente apontaram um grande crescimento no número de imóveis em Bonito, que passou de cerca de 9 mil para 14 mil, os quais com a cobrança por meio da conta de água também passarão a recolher a taxa de lixo.

Destacou também que a lei permite ao morador optar por pagar a taxa em 12 parcelas ou à vista, bem como requerer a revisão da taxa caso não concorde com o valor cobrado.

A audiência pública contou com a participação de moradores, empresários e vereadores, que fizeram perguntas e deram sugestões para melhoria dos serviços e ampliação da reciclagem, entre elas a ampla divulgação das datas de coleta nos bairros, com a colocação de painéis, bem como a alteração dos critérios para cobrança, que passaria a incluir a quantidade de água consumida no imóvel.