Início Notícias Secretaria envia mais um lote de pneus usados para reciclagem

Secretaria envia mais um lote de pneus usados para reciclagem

Prefeitura mantém convênio com empresas especializadas para descarte do material recolhido.

04/12/2018 10h48 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando nesta terça-feira (4) mais um recolhimento de pneus descartados nas borracharias da cidade.

Os pneus serão enviados para as empresas Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA (de Campo Grande) e Associação Reciclanip (de São Paulo), com as quais a prefeitura recentemente estabeleceu parceria para a destinação correta e regular de pneus usados.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelas empresas fabricantes de pneus, Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli para a coleta de pneus inservíveis no Brasil. A Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA., por sua vez, é uma empresa privada que tem como atividade principal a coleta de resíduos não-perigosos.

“A expectativa é enviar desta vez uma carga total de cerca de 24 toneladas”, afirma o secretário Edmundo Dinelli Jr, lembrando que uma carreta já está quase completa e outra aguarda para ser carregada.

De acordo com resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), fabricantes e importadores são responsáveis pelo resíduo e obrigados a coletar e dar destinação ambientalmente adequada, dentro do sistema de logística reversa, em que para cada pneu novo comercializado um deverá ser recolhido.

A parceria, segundo o secretário, é de grande importância para o meio ambiente e a saúde da população, já que contribui para combater a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, zica virus e chikungunya, evitando o acúmulo de água em pneus usados.