Início Notícias Prefeitura constrói caixas de contenção na estrada boiadeira

Prefeitura constrói caixas de contenção na estrada boiadeira

Trabalho está sendo realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria Municipal de Obras.

21/12/2018 14h56 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Obras, com orientação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está realizando desde quinta-feira (20) trabalhos de recuperação e construção de caixas de contenção de água ao longo da estrada boiadeira.

De acordo com o secretário Edmundo Dinelli Jr., trata-se de um trabalho complementar ao que está sendo feito na Fazenda São Domingos.

(ver matéria no link https://www.bonito.ms.gov.br/noticias/secretaria-recupera-curvas-de-nivel-na-fazenda-sao-domingos)

“É uma ação da SEMA que tem viés de Defesa Civil, já que acaba sendo uma obra de prevenção de danos”, afirma Edmundo. A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil/COMPDEC, dirigida pelo secretário, integra a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Dinelli esclarece ainda que toda obra que segura ou diminui a velocidade da água ajuda na questão do turvamento dos rios e dos córregos urbanos, embora o foco da ação seja, no momento, a construção das caixas para segurar a água que está causando danos na área urbana.

OBRAS

“Inicialmente estamos limpando uma caixa de contenção grande, bem no meio da boiadeira, jogando a saída pra dentro das curvas de nível que a São Domingos está recuperando. É um local onde a água desce mais forte pra dentro da cidade”, informa o secretário interino de Obras, Juarez da Silva Santos.

Segundo ele os trabalhos irão inicialmente da Cohab até o cemitério, onde couberem caixas, sempre com vazão para a dentro da fazenda São Domingos.

“Iniciamos os trabalhos com uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e uma moto-niveladora (patrola). Será uma sequência de intervenções começando pela primeira caixa, que é a maior de todas e vai segurar mais água, depois faremos outras menores, onde forem necessárias”, conclui o secretário.