Início Notícias Construção de “Passagem Aérea de Fauna” será feita em dois pontos na...

Construção de “Passagem Aérea de Fauna” será feita em dois pontos na região de Bonito para evitar o atropelamento de animais

Na manhã desta segunda-feira (22) de fevereiro, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, participou de uma reunião juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin, com representantes da Ampare, Fundação Neotrópica do Brasil, Instituto Raquel Machado e SOS Pantanal, para falar sobre o plano de mitigação, que tem por objetivo reduzir e prevenir a mortalidade de fauna nativa devido aos atropelamentos nas BR’s que cortam Bonito e região.

Além do plano de mitigação, foram discutidas ações de remanejo de carcaça e campanhas preventivas envolvendo todos agentes: população, empresas e demais setores que se interessem pela causa. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ouviu e liberou a construção em dois pontos de “Passagem Aérea” (Passagem de Fauna); os pontos serão definidos pelas equipes que fizeram o levantamento dos 11 locais que poderão ser instalados os equipamentos: “Isso é uma preocupação minha e de todos os bonitenses em querer preservar todo o nosso ecossistema. Nós futuramente devemos desenvolver em todos os setores a ideia dessa iniciativa, pois essa iniciativa além de preservar a vida dos animais, evita acidentes nas rodovias, trazendo diversos benefícios para o meio ambiente e para o ser humano. Então todos saem ganhando com o desenvolvimento desta ação. Nós vamos dar todo apoio ao projeto, a gente sabe que isso é a longo prazo, mas o importante é essa vontade em realizar o projeto ”, finalizou.

A Secretária de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, destacou que esse start é importante para preservar a fauna e vida das pessoas que trafegam pelas rodovias: “É fantástico a gente pensar que Bonito, pela primeira vez, começa a discutir possibilidades de combater o atropelamento de fauna de forma efetiva. Além de trabalhar com placas, implantar passagens aéreas, subterrâneas e cercamento de rodovias, para proteger tanto a fauna, quanto os motoristas que trafegam em nossas rodovias. Essa é uma preocupação da Prefeitura para que consiga de fato ter ações de proteção e conservação da natureza, não só apenas no discurso, mas na prática”, finalizou.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação