Início Secretarias Secretaria da Indústria, Turismo e Comércio Investimentos em infraestrutura, eventos e marketing fazem com Bonito bata recordes de...

Investimentos em infraestrutura, eventos e marketing fazem com Bonito bata recordes de visitações em 2022

Foto: Cleizer Correa

O relatório do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, relativo ao mês de outubro, apresentou recorde de visitações desde 2015 no município. Segundo o documento, de janeiro a outubro de 2022, Bonito recebeu mais visitantes do que todos os anos anteriores, durante o ano todo. Os números refletem os investimentos realizados na cidade, tanto pelo Município, quando pelo Governo do Estado, na área de infraestrutura e divulgação do destino.

Segundo o relatório, só neste ano já foram 226.161 visitantes, que resultaram em 682.504 visitações a atrativos. O Aeroporto Regional de Bonito registrou até o momento, 22.188 desembarques, com uma média de 2,2 mil pessoas por mês e tendo como destaque o mês de julho, com 4.010 desembarques.

Em agosto a retomada do Festival de Inverno, após dois anos sem o evento, movimentou a cidade e fez com que as visitações daquele mês fossem as maiores registradas Foto: Cleizer Correa

Desde 2018 o Aeroporto de Bonito é administrado pelo Governo do Estado, que realizou diversos investimentos, com adequações operacionais para a mudança de classificação do aeródromo, permitindo o pouso de grandes aeronaves. No total, foram investidos mais de R$ 6,5 milhões na aquisição de equipamentos do Papi (sigla em inglês que significa Indicador de Percurso de Aproximação); readequações da faixa preparada e faixa de pista, bem como reforma Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios (SCI).

A partir das melhorias, o Aeroporto de Bonito agora recebe duas empresas: Azul e Gol, totalizando sete desembarques semanais, sendo cinco pela Azul Linhas Aéreas, na rota Viracopos/Bonito e dois pela Gol, na rota Congonhas/Bonito (CGH-BYO-CGH). As adequações também permitiram que, em julho deste ano, o Aeroporto passasse da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento), evitando cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas.

Além disso, a cidade recebe atualmente uma série de obras estruturantes, que refletem diretamente na qualidade do turismo, como pavimentação da Rodovia do Turismo, que é rota de acesso para diversos atrativos; da MS-345, que liga Bonito ao distrito Águas do Miranda, fortalecendo o turismo de pesca esportiva e diminuindo a distância entre Campo Grande e Bonito em até 70 km (ida e volta) e da MS-382, facilitando o deslocamento até a Gruta do Lago Azul e Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Também foram realizadas melhorias nas estradas vicinais, com levantamento da pista, abertura de caixas de contenção e diversas ações de manejo do solo, visando à qualidade das águas.

“Nós temos o Governo do Estado como grande parceiro de Bonito. O governador Reinaldo Azambuja vai deixar um legado para a nossa cidade. Além do que já foi mencionado, temos o Corpo de Bombeiros, com um quartel que é referência no Estado, completamente equipado para atender nossa população e os visitantes e qualquer situação; aquisição de novas ambulâncias e a reforma completa do Hospital Darci João Bigaton, que já começou e visa também o atendimento de qualidade ao turista, pavimentação de diversos bairros, reformas de pontes na área rural, recapeamento das rodovias de acesso ao município, enfim, obras que melhoram a vida de quem vive aqui e consequentemente, de quem vem nos visitar”, afirma Josmail Rodrigues, prefeito de Bonito.

Foto: Edemir Rodrigues/GOV MS

Na divulgação do Município, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio tem investido nas Redes Sociais Institucionais – Facebook, Instagran, YouTube e TikTok, bem como em novo website institucional e ainda na produção de webserie em inglês, visando o público internacional. Também tem dado constante apoio a Presstrip e Famtour e participado de eventos nacionais e internacionais para promoção do destino e consolidação do nome de Bonito.

Brasil Ride teve apoio da Prefeitura e atraiu centenas de ciclistas para o município em setembro de 2022. Evento já está confirmado para o ano que vem.

“Esse é um resultado de um trabalho realizado em parceria com todo o trade turístico e com o Governo do Estado. As obras de infraestrutura, como a reforma do nosso aeroporto, pavimentação de estradas de acesso, como a Rodovia do Turismo, por exemplo, além de todo trabalho de marketing digital e a realização de eventos como Brasil Ride, Festival de Pesca Esportiva, Festival de Inverno, entre outros, consolidou o ano de 2022 com este resultado extremamente positivo para nossa cidade”, finalizou a secretária de Turismo, Ind. e Comércio, Juliane Salvadori.

Confira o relatório completo aqui