Equipe eliminou focos, pulverizando residências e a Escola Municipal Ozório Jacques.

29/01/2018 13h27 – Por: Assessoria de Comunicação

O Setor de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde realizou na última sexta-feira (26), no Assentamento Guaicurus, mais um trabalho de controle químico do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

Os trabalhos contaram com a participação dos agentes do setor, da equipe de apoio e de integrantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Na ocasião foram realizadas visitas domiciliares para eliminação de focos, pulverização e para conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação dos mosquitos e as doenças por eles causadas.

A pulverização (controle químico) é uma medida complementar apropriada para o controle de mosquitos adultos. O produto aplicado é o Malation (um inseticida organofosforado), que tem um cheiro mais forte.

Durante os trabalhos foi também realizada a dedetização da Escola Municipal Rural Ozório Jacques.

Antes de serem enviados para combater os mosquitos nos municípios os produtos são testados e aprovados pelo Ministério da Saúde, garantindo que tenham eficácia e não causem danos à população.

A recomendação é que por ocasião da aplicação as portas e janelas permaneçam abertas para que o produto pulverizado chegue até o mosquito escondido dentro do imóvel.

É preciso também que a população contribua, mantendo seus terrenos e arredores limpos.

Endemias realiza pulverização no Assentamento Guaicurús