Jogos coletivos e individuais serão nas categorias masculino e feminino.

22/08/2017 10h30 – Por: Assessoria de Comunicação

Promovidos pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal foram abertos na noite desta segunda-feira (21), no Ginásio de Esportes, os Jogos Escolares de Bonito-2017, que contam com a participação de 12 escolas, incluindo a escola da Associação Pestalozzi.

A cerimônia de abertura teve a participação do prefeito municipal, Odilson Soares, do secretário de Esportes, Vidaneis Cândido da Silva; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Miranda; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares; da secretária de Governo, Terezinha Braga; da secretária de Educação e Cultura, Roseli Gambim e do secretário de Obras, Ygor Lopes, e dos vereadores Pedrinho da Marambaia, Pantera, Jorge Figueiredo, Luíza Lima e Geraldinho

A abertura contou com a apresentação da Banda Municipal de Bonito, apresentação teatral de alunos da Escola Luiz da Costa Falcão (coordenados pela professora Andreia Freitas) e apresentação musical do grupo Rekebra, do professor Duka Jean.

Durante o evento foram homenageados (com a projeção de um vídeo sobre os jogos) o desportista Aureste Félix Garcez (In memoriam), o ex-diretor Arcanjo Pazete e o ex-vereador e professor Odinel Arruda Soares, criadores dos Jogos Escolares.

Foi também disputada uma partida amistosa de futebol de salão entre equipes de Bodoquena e de Bonito, que terminou com o placar de 4 a 3 para os visitantes.

Os Jogos Escolares de Bonito serão disputados com a participação de alunos das escolas estaduais Bonifácio Camargo Gomes (BCG) e Luiz da Costa Falcão; das escolas municipais João Alves de Arruda, João Alves da Nóbrega, Manoel Inácio de Farias, Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dorneles Teixeira e Izaura Pinto Guimarães e das escolas particulares FUNLEC, RENOVO e Sagrada Família.

As modalidades incluídas (nas categorias masculino e feminino) são: JOGOS COLETIVOS – futsal, voleibol, handebol, atletismo (corridas de revezamento 4 x 75) e queimada; e JOGOS INDIVIDUAIS, que incluem corridas de 50, 75, 100 e 1.000 metros rasos, salto à distância, arremesso de peso, xadrez e dama.

HISTÓRIA DOS JOGOS

Os Jogos Escolares tiveram início em 1.978 na Escola Estadual BCG com o objetivo de integrar os estudantes e fomentar a prática desportiva. Chamavam-se então “Jogos da Independência” e foram idealizados pelo desportista e presidente do Grêmio Estudantil da Escola BCG, Valdeli (In memoriam).

As competições aconteciam inicialmente na quadra da escola BCG, na Praça da Liberdade e nas ruas da cidade. Com partidas de futebol de salão, voleibol, corridas e ciclismo.

A partir de 1.982, com a construção do Ginásio de Esportes de Bonito (denominado Juscelino Kubitscheck) e a participação de mais escolas os Jogos Escolares ganharam o formato atual, com a inclusão de novas modalidades.

Jogos Escolares de Bonito foram abertos nesta segunda-feira