22/09/2015 08h29 – Atualizado em 22/09/2015 08h29

Sub-Título

AsCom/P.M.B com Hospital Darci João Bigaton

O Hospital Darci João Bigaton, fara a partir desta terça-feira (22), mudanças no atendimento aos pacientes que buscam consultas ambulatoriais, para cumprir determinação contida do T.A.C (Termo de Ajustamento de Conduta) № 001/2015, firmado junto a Promotoria de Justiça de Bonito, e assinado no ato da renovação da intervenção no hospital no inicio deste ano.

O Termo pede providências constantes da letra “C” da Cláusula Segunda, ou seja:

“C) Implantar, no prazo de trinta dias, um sistema de triagem claro, objetivo e com base em orientação técnica, para atendimento dos casos de urgência e emergência, encaminhando, sempre que possível, os casos que não se enquadrarem nesta categoria, para os postos de saúde;

”Para ilustrar a importância da implantação da “Classificação de Risco”, e o retorno de pacientes em procedimento de não urgência e/ou emergência, se dá principalmente pelo elevado número de consultas ambulatoriais que executamos, sendo que, até o mês de agosto passado, já atendemos mais de 14.000 (Quatorze Mil) consultas, um número absurdo para um hospital do nosso porte.

O atendimento em um hospital é prioritariamente baseado em urgências e emergências. Estimamos que 85% dos nossos atendimentos poderiam ser atendidos nos postos de saúde, e podemos citar alguns exemplos como, troca de receitas, sintomas que são persistentes há muito tempo (como dor nas costas), e alguns absurdos como, insônia durante a madrugada, e pedidos de atestado médico.

Adiantamos termos uma enorme preocupação nas possíveis reclamações por parte de usuários, não acostumados com a negativa, e o seu retorno, ao seu posto de saúde de origem, para o atendimento primário e acompanhamento, com o correto encaminhamento posterior a nossa unidade de saúde.

Esclarecemos que esta providência nada mais é do que o retorno das funções primordiais (urgência e emergência), que deu origem a instalação e funcionamento desta Unidade de Saúde, que vinha sendo desvirtuada com o atendimento geral ao público, indiferentemente das situações de urgências e emergências.

Obrigado
Hospital Darci João Bigaton

MUDANÇAS: PARA CUMPRIR DETERMINAÇÃO DO T.A.C, HOSPITAL IMPLANTA “CLASSIFICAÇÃO DE RISCO”