Objetivo do encontro foi apresentar a nova diretoria da entidade.

10/01/2018 19h19 – Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito municipal, Odilson Soares, juntamente com a secretária de Governo, Terezinha Braga, e com a secretária de Educação e Cultura, Roseli Gambim, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (10) com a diretoria do Fórum Municipal de Cultura de Bonito, em encontro que teve como objetivo a apresentação dos representantes da entidade eleitos no dia 21 de dezembro.

Na oportunidade o Fórum, cujo objetivo é debater e encaminhar demandas da área cultural local, elencou algumas ações necessárias para que o município de Bonito – como os demais municípios, se adeque ao Plano Estadual de Cultura e se habilite a integrar o Sistema Estadual de Cultura e receber repasses para o setor.

O Sistema Estadual de Cultura, instituido em setembro de 2017, reúne todas as leis que regem a gestão e a política cultural do Estado. Ela aumenta a participação da sociedade civil na condução da política cultural ao descentralizar recursos e instituir o repasse “fundo a fundo” para os municípios incentivarem os projetos culturais locais.

Durante a reunião o prefeito municipal manifestou o seu apoio à criação do Fórum, destacando a importância da mobilização dos artistas locais em benefício da comunidade.

Na ocasião, a presidente do Fórum Estadual de Cultura de Campo Grande, Fernanda Teixeira, falou do trabalho voluntário desenvolvido para auxiliar na criação dos fóruns municipais, destacando que o momento vivido pela cultura é similar ao vivenciado em outros setores, com o da Saúde, que hoje dispõe de mais recursos.

Em seguida, a Diretora de Comunicação do Fórum, Morgana Pereira Gonçalves da Silva, relatou a sua participação no processo de criação do Plano Estadual de Cultura de MS enquanto gestora municipal, acentuando a importância de contribuir novamente, desta vez para o processo de adequação e adesão ao sistema.

Finalizando, a presidente do Fórum, Fernanda Reverdito, apresentou os membros da entidade e ressaltou a importância de um diagnóstico atualizado da área da Cultura.

Também estiveram presentes à reunião os seguintes integrantes do Fórum: Rossana Lucker (presidente da Casa do Artesão de Bonito); Kelvin Vargas (filósofo e idealizador do Café filosófico); Tayanni Ribeiro (Cavalgada Cultural, valorizando a cultura local), Aleksander Vieira (artista Plástico e carnavalesco) e Márcia Cordeiro (cantora).

No ofício entregue ao prefeito, foram reivindicadas as seguintes ações:

Criação da Secretaria de Cultura ou setor e seu respectivo representante pela pasta da Cultura.

Criação do Plano Municipal de Cultura

Criação do Conselho Municipal de Cultura