Objetivo é cadastrar e acompanhar pacientes com doenças crônicas.

15/09/2017 16h47 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (14) mais uma reunião do Programa Hiperdia no ESF Bom Viver.

O programa tem como objetivo cadastrar e acompanhar os pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, assegurando cuidados especiais para o controle adequado das doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.

Quando um paciente atendido nas unidades de Saúde do município é identificado com hipertensão e/ou diabetes, ele é encaminhado para o Hiperdia, onde é cadastrado e passa a ser acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, de acordo com as suas necessidades.

Durante a reunião foram avaliados parâmetros como índice de massa corporal, perímetro abdominal, pressão arterial e glicemia de jejum e também dadas orientações para observação de horários da medicação de uso continuo (posologia).

De acordo com a enfermeira Kátia Kelli é preciso lembrar que diabetes e pressão arterial são doenças silenciosas, que necessitam de tratamento e avaliação contínua.

Durante o encontro a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu um café da manhã aos presentes.

Sáude realiza mais uma reunião do Hiperdia no ESF Bom Viver