Saúde realiza nova reunião do Hiperdia no ESF Bom Viver

Objetivo é acompanhar pacientes com doenças crônicas, hipertensos e diabéticos.

06/10/2017 16h21 - Por: Assessoria de Comunicação

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito realizou na manhã desta sexta-feira (6) mais uma reunião do programa Hiperdia, cujo objetivo é cadastrar e acompanhar portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS. As atividades foram realizadas no ESF Bom Viver.

O acompanhamento realizado pelo programa permite a distribuição regular e sistemática de medicamentos a todos os pacientes com doenças crônicas, hipertensos e diabéticos, disponibilizando cuidados especiais para o controle adequado das doenças.

Quando um paciente atendido nas unidades de Saúde do município é identificado com hipertensão (e/ou diabetes), ele é encaminhado para o Hiperdia, onde é cadastrado e passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde, de acordo com as suas necessidades.

Durante as reuniões são realizados diversos procedimentos, entre eles aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, orientações de receitas médicas, dietas, indicação de atividades físicas e exercícios adequados para cada paciente.

De acordo com a enfermeira Kátia Kelli, orientadora da reunião, o acompanhamento dos pacientes e os cuidados com a medicação são indispensáveis para evitar complicações, já que se trata de doenças silenciosas.

Após a reunião foi servido um café da manhã aos participantes.