Evento cultural mais antigo da cidade tem o apoio da prefeitura.

27/06/2017 16h48 – Por: Assessoria de Comunicação / Foto:Jabuty

Bonito vai realizar nesta quinta-feira (29) a 89ª Festa de São Pedro, santo católico considerado padroeiro do município. A data é feriado municipal. As celebrações tiveram início no dia 20 deste mês com uma novena que vai até o dia 28 (quarta-feira).

Para o dia 29 está prevista uma longa programação que começa às 6 horas da manhã com a tradicional Cavalgada de São Pedro, saindo do Clube do Laço em direção à igreja, percorrendo as ruas da cidade.

Ás 8 horas da manhã será realizada uma missa em frente à Capela Sagrada Família e a partir das 11 será realizado um almoço, no Salão Paroquial (ingressos na secretaria).

No período da noite, a partir de quinta (29) até o dia 2 de julho (domingo), serão realizadas quermesses em frente à igreja, ao lado da Praça da Liberdade, com danças de quadrilhas, comidas típicas e música ao vivo.

As festividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal, que na tarde desta terça-feira (27), por meio da secretária de Governo Terezinha Braga e da secretária de Educação, Roseli Gambim, efetuou a entrega de camisetas promocionais do evento ao padre Israel. A administração contribuirá também com a sonorização do evento, além de outros ítens.

EVENTO CULTURAL É O MAIS ANTIGO DA CIDADE

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade de Bonito:

“Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela.

Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

De acordo com o padre Paulo Nunes “foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos”.

Já na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro, também uma expressão já tradicional da cultura popular bonitense.

Bonito realiza a 89ª Festa de São Pedro nesta quinta-feira