Infecções são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

01/09/2017 09h57 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da do Departamento de Vigilância em Saúde realizou nesta quinta-feira (31) atividades educativas na Escola Municipal do Distrito Águas do Miranda tendo como tema as infecções sexualmente transmissíveis (IST).

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), já que destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Os trabalhos foram realizados pela enfermeira Maria Angélica, residente no distrito.

Escola tem palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis