20/02/2015 15h42 – Atualizado em 20/02/2015 15h42

Produtos oriundos da agricultura familiar farão parte da merenda escolar do município

Por: Naiane Mesquita

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonito e o Sebrae resultou em uma guinada empreendedora para alguns produtores rurais do município. Após a realização de várias reuniões de orientação sobre o mercado e as novas oportunidades para a agricultura familiar nos assentamentos e nas propriedades rurais de Bonito, os agricultores se inscreveram na Chamada Pública da Merenda Escolar 2015.

Ao todo 11 pessoas que possuem DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participaram da chamada pública. Essa declaração permite o financiamento com baixas taxas de juros para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Merenda Escolar e Habitação Rural. Os produtores assentados terão direito a financiar recursos na ordem de R$ 20 mil do Pronaf-A e até R$ 150 mil do Programa Mais Alimentos.

A parceria entre os produtores rurais e o município era um desejo antigo da gestão. “É uma forma de beneficiar as nossas crianças com a oferta de produtos de qualidade e também de beneficiar os produtores rurais, que lutam pela valorização e a venda dos produtos oriundos da agricultura familiar. Toda a sociedade ganha”, acredita Leleco Brito (PT do B).

O longo trabalho no campo resultou em números durante a chamada. De 4 inscritos em 2014, o número saltou para 11 em 2015. Para o agente de desenvolvimento do município, Gleidson Couto, o recorde é reflexo da visão empreendedora que os agricultores receberam durante as reuniões promovidas pela prefeitura e o Sebrae. “Isso se deve a maior organização dos Agricultores Familiares através de ações de instituições como o Sebrae Regional Sudoeste e a Prefeitura Municipal através do Agente de Desenvolvimento. Desta forma a Prefeitura Municipal de Bonito faz sua parte contribuindo para o fomento do desenvolvimento no município utilizando-se dos benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, explica.

Produtores rurais participam de chamada pública na Prefeitura de Bonito (Crédito: Gleison do Couto