25/02/2015 15h57 – Atualizado em 25/02/2015 15h57

Aumento em relação ao mesmo período de 2014 foi de 5,48%

Por: Naiane Mesquita

O município de Bonito bateu um recorde no número de visitações a Gruta do Lago Azul no mês de fevereiro deste ano. Ao todo foram 4.774 mil visitações em 2015, 248 visitações a mais que no ano anterior, um aumento de 5,48%. Mesmo a decisão de não realizar uma festa gratuita de Carnaval influenciou o turismo da região, que também registrou altas em outros passeios, na rede hoteleira e gastronômica da cidade nesta temporada.

De acordo com a secretária de turismo, indústria e comércio do município, Juliane Salvadori, o aumento é um resultado das ações de marketing e divulgação do destino turístico. “Esses dados são uma consequência das nossas ações de marketing no mercado nacional e internacional, reflexo de todo o esforço e trabalho dos segmentos tanto público quanto privado. Em janeiro também houve um aumento de 2,67% no número de visitantes da Gruta do Lago Azul, mais de 9 milhões apenas em venda de passeios e temos a certeza que esse foi o melhor janeiro que nós já tivemos em relação à movimentação da cidade”, afirma Juliane.

O relatório da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio também aponta que apenas do dia 13 a 18 de fevereiro houve mais de 20 mil visitações a passeios do município, uma média de mais de 6 mil turistas na cidade. “Ficamos contentes com esse aumento no número de visitações, mesmo sem o Carnaval. Nossas ações têm sido voltadas para a divulgação das nossas belezas naturais e também para a preservação do meio ambiente e é gratificante perceber que essas ações tem surtido efeito”, acredita o prefeito do município Leleco Brito (PTdoB).

Os dados da rede hoteleira do município também foram positivos. “Tivemos 90% dos leitos ocupados em janeiro e 93% em fevereiro. Os números são muito parecidos com os do ano passado, não houve tanta diferença”, afirma Celso Peralta, presidente da Associação bonitense de Hotelaria.

Paulistas e paraguaios são os que mais visitam Bonito

A Prefeitura de Bonito em parceria com o Bonito Convention Bureau começou a realizar o mapeamento da origem dos turistas no município. Com base no banco de dados da Gruta do Lago Azul foi observado que a maioria dos turistas que visitam Bonito são de São Paulo (38,99%), Rio de Janeiro (15,30%) e Paraná (10,05%). Em relação aos visitantes internacionais, os paraguaios são os que mais visitam o município, seguidos dos argentinos, japoneses e franceses.

Gruta do Lago Azul ficará interditada a partir do dia 25 para a obra em escadaria

A Gruta do Lago Azul em Bonito ficará interditada de hoje até o dia 25 de março para as obras de construção de uma escadaria com corrimão na entrada da Gruta, onde antes o caminho era feito entre as pedras. Essa é a primeira etapa da obra que está orçada em R$ 150 mil.

Gruta do Lago Azul teve mais de 4 mil visitações no mês de fevereiro de 2015 (Crédito: Daniel de Grandville)