03/02/2015 16h12 – Atualizado em 03/02/2015 16h12

Friedrich Däuble ressaltou a importância do consulado no município e a oportunidade de novas parcerias com a prefeitura

Por: Naiane Mesquita

O cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Friedrich Däuble se encontrou na manhã de hoje, com o prefeito do município, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B). A reunião foi realizada no gabinete da prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito Josmail Rodrigues, da secretária de turismo, indústria e comércio, Juliane Salvadori e do cônsul honorário da Alemanha, Frank Stolzenberg.

O encontro foi possível graças à intermediação de Stolzenberg, que representa o consulado da Alemanha em Bonito. O município, ao lado de Campo Grande, são as únicas cidades que tem representação do país em Mato Grosso do Sul. “Ficamos muito orgulhosos com a visita do cônsul, queremos estreitar a nossa relação com a Alemanha, principalmente, em relação à educação e ao turismo. A presença do consulado em Bonito é primordial nessa aproximação”, afirmou o prefeito Leleco, durante a reunião.

Friedrich Däuble mora há mais de um ano em São Paulo. Acompanhado da esposa, o cônsul ficou encantado com as belezas do município e afirmou que existem formas de se estreitar a parceria com o município. “O consulado em Bonito é uma ponte entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os alemães são campeões em turismo, 40 milhões vão ao exterior por ano. Os alemães gostam principalmente da natureza, do ecoturismo, o que se aproxima de Bonito”, explicou o cônsul.

Segundo o cônsul honorário Frank Stolzenberg, um dos exemplos de parceria entre os dois países, são os cursos profissionalizantes oferecidos no exterior. “São pessoas que já tem certo grau de conhecimento e que podem se inscrever em diversos cursos, como de padeiro, por exemplo. Temos algumas pessoas interessadas e elas já estão se preparando para viajar para a Alemanha em busca desse conhecimento”, aponta.

Para o prefeito, Bonito tem muito que aprender com o país. “Principalmente em educação, mas, além disso, em turismo também. Vocês desenvolvem o turismo há muitos anos e tenho certeza que podemos trocar informações nesse sentido”, disse Leleco.

Leleco durante reunião com o cônsul-geral Friedrich Däuble

Cônsul da Alemanha participa de reunião com prefeito de Bonito

Cônsul da Alemanha participa de reunião com prefeito de Bonito

Cônsul recebe presentes do prefeito Leleco