15/09/2014

SEMA e instâncias diversas se mobilizam para retirar lixo de trecho do Córrego Bonito e Rio Formoso.

Por: Marilizi Duarte de Oliveira/ SEMA

No último sábado (15), diversas instituições se uniram pela segunda vez para realizar mutirão de limpeza de trecho do Rio Formoso e Córrego Bonito. Esta ação teve sua primeira edição no mês de março do mesmo ano, e foi fundamental para identificar as problemáticas e demandas da deposição inapropriada de resíduos sólidos em águas superficiais do município de Bonito (MS).

A equipe de trabalho composta por 20 voluntários foi divida em dois grupos. O ponto de partida das ações foi no atrativo turístico Sitio Ybirá Pê Arborismo, pois neste local o Córrego Bonito deságua no Rio Formoso. Enquanto uma equipe subiu aproximadamente 400 metros do Córrego Bonito, a outra percorreu um trecho de aproximadamente três quilômetros (Km) do Rio Formoso, utilizando botes, ducks, caiaques e barco da Polícia Militar Ambiental – PMA, até o atrativo turístico Balneário do Sol, onde os resíduos coletados e acondicionados em sacos de lixo tiveram destinação adequada.

Ao todo foram retirados 08 e 18 sacos de 100 litros, respectivamente do trecho do Córrego Bonito e Rio Formoso. Vale ressaltar que é difícil transformar estes volumes em toneladas, visto que algumas embalagens estavam cheias de água. Do ponto mais crítico, ou seja, o do córrego, também foram retiras partes de tanquinho de lavar roupas, tampa de caixa d’água e pneu.

Apesar do mutirão de limpeza não atender os aproximadamente 10 km do Córrego Bonito e 100 km do Rio Formoso, a ação paliativa, possibilitou uma análise do tipo de resíduos que é descartado e estabelecer quais ações devem ser focadas para mitigar os problemas nestes corpos d’água.
Este mutirão foi possível porque diversas instâncias, públicas e privadas, se mobilizaram e somaram forças. A comunidade deve ser participativa frente as necessidades do município, desde a identificação dos problemas até a construção das soluções, afinal o município não consegue ser gerido apenas pelos órgãos públicos, os munícipes devem cuidar da cidade.

Vale ressaltar, que este mutirão focou em trechos do córrego/rio pela sensibilidade ambiental dos mesmos, visto que do Córrego Bonito, um corpo d’água urbano, que após sua nascente, seu leito passa pela área urbana de Bonito e recebe em seu leito as águas dos Córregos Restinga e Saladeiro, outros dois córregos urbanos, e posteriormente deságua no Rio Formoso. Logo, todo o resíduo sólido, tanto esgoto clandestino, quanto lixo jogado em seu leito chega até o importante Rio Formoso. Em momento algum, buscou-se realizar promoção ou beneficiar qualquer atrativo turístico.

APOIO

Prefeitura de Bonito/ Secretaria de Meio Ambiente

Ministério Público Estadual/ 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bonito

Academia Físico & Forma

Polícia Militar Ambiental

Agência Ygarapé Tour

Sítio Ybirá Pê Arborismo

Eco Park Porto da Ilha

Balneário do Sol

Magnata Podas

Voluntários moradores de Bonito como empresários, guias de turistas, atletas, adolescentes e crianças.