23/04/2015 19h14 – Atualizado em 23/04/2015 19h14

Representantes da Seprodes, do Território da Reforma de MS e da Agraer falaram sobre os recursos, produtos e comércio para produtores do município

Por: Naiane Mesquita

Na manhã de hoje, a equipe da Seprodes (Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural) realizou um encontro para esclarecer e debater as políticas públicas do Território da Reforma ou Território Rural. Com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) foram abordados temas como a liberação de recursos para associações e cooperativas e a legalização de produtos agroindustriais.

De acordo com o secretário da Seprodes, Claudionor Gauna Trelha, a reunião tem como objetivo clarear as ideias do pequeno produtor e ajudá-lo a traçar um caminho de crescimento em Bonito. “Queremos trabalhar nesse novo modelo do pequeno produtor e esperamos que essa seja a primeira de muitas reuniões”, afirmou, durante a abertura do evento.

O primeiro palestrante da noite foi o conselheiro do território da reforma de Mato Grosso do Sul, Valdevino Santiago. “É importante que os produtores rurais conheçam sobre a denominação e o que acarreta o território da reforma. É possível acessar todas essas informações e outras também pelo site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo Federal”, explicou. Além dos conselhos iniciais, Valdevino falou sobre o processo de busca e liberação de recursos para as associações e cooperativas da Agricultura Familiar.

Em seguida, a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Anastácio, Débora Nogueira abordou a Legalização de Produtos Agroindustriais da Agricultura Familiar e os representantes da Agraer, o agrônomo Paulo Sérgio Gimenes e o gestor de desenvolvimento rural, Alexandre Ferro falaram sobre o Comércio de Produtos da Agricultura Familiar pela Associação de Consumidores em Bonito.

Encontro debate as políticas públicas para a área rural em Bonito