Trabalhos em couro, tecido e cabaça fazem sucesso com os visitantes

Por: Naiane Mesquita

A Praça da Liberdade, localizada no centro do município de Bonito, ganhou cores diferentes durante a 13ª edição do Festival da Guavira, realizado de 4 a 7 de dezembro, na cidade turística. São trabalhos em cabaça, crochê, couro e sementes que embelezam e contribuem ainda mais com a miscigenação cultural do festival bonitense.

Ao todo, o espaço tem 10 barracas e 20 artesãos e artistas participando da exposição. De acordo com a secretária de cultura, Vânia Mugartt, o espaço é democrático. “Temos trabalhos incríveis, artesanais, em couro, de artistas que trabalham há anos com o artesanato, assim como de novos talentos”, afirma.
Entre os novos talentos está o artesão Raul Menezes. Há 2 anos, o funcionário público resolveu investir no trabalho em couro e hoje confecciona bolsas, carteiras e outros acessórios com o material. “Comecei a trabalhar com o couro há dois anos. Sou de Bonito e estou adorando ter a oportunidade de expor no festival. Em breve, quero abrir um espaço para aumentar a produção, porque faço em casa, e às vezes é meio apertado”, explica.

Artesãs produzem artesanato em cabaça para o festival

A artesã Abertina Orben trabalha há mais de 20 anos com artesanato, mas aprendeu há poucos meses a manusear a cabaça. Estudante de uma oficina da técnica promovida pela Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Cultura, Albertina levou o conhecimento adquirido durante as aulas para a Praça da Liberdade. “Sempre gostei de artesanato, produzia várias peças, mas a cabaça é algo novo. O interessante é que tivemos um retorno excelente logo no primeiro dia. Já vendemos várias peças”, explicou.

O 13º Festival da Guavira de Bonito segue até amanhã com exposições de artesanatos, artes plásticas, assim como shows musicais, lançamentos de livros e um espaço gastronômico com chefs de vários Estados brasileiros.

Artesão Raul Menezes durante o Festival da Guavira de Bonito

Trabalho em crochê e tecido das artesãs de Bonito