Trabalhos desenvolvidos durante o ano também foram expostos na entrada do espaço Madeiral

Por: Naiane Mesquita

A cultura sul-mato-grossense abriu a última reunião do Pacto 2014, organizado pela Prefeitura Municipal de Bonito, nos dias 27 e 28 de novembro, no espaço Madeiral. O evento contou com a participação do grupo de dança do Instituto Internacional Visão de Vida, que realizou uma coreografia tradicional de chamamé, animando o público logo na abertura.

O encontro intitulado “1º Seminário Intermunicipal do Pacto” e “2º Sarau Literário de Bonito – MS” contou com a presença do prefeito do município, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), de professores da rede municipal de ensino, de assentamentos rurais e da cidade de Bodoquena. Na primeira noite do evento, as palestras abordaram a alfabetização de crianças, a importância do lúdico e de novas formas de ensino para a rede municipal.

O prefeito do município, Leleco, fez questão de afirmar em discurso, a importância da educação de qualidade para o desenvolvimento de Bonito e o quanto sente orgulho do ensino e dos professores da rede municipal. “Eu quero agradecer aos professores pelo empenho em 2014. Nós estamos encerrando o ano letivo, o primeiro ano que eu acompanhei vocês de forma completa e posso afirmar com toda a segurança que tenho o maior orgulho de vocês. Aprendi ao longo desses meses a admirar essa profissão, que enfrenta enormes desafios e quero ressaltar que os próximos desafios nós iremos enfrentá-los juntos”, afirmou Leleco.

Para a secretária de educação, Zenilda Rezende, o último encontro reafirma o propósito do Pacto, de trocar experiências e sempre descobrir novas possibilidades na educação e na alfabetização de crianças. “Esse é o nosso último encontro. Vivenciamos muitas descobertas neste ano e hoje estamos mostrando um pouco do resultado dessas reuniões nos trabalhos expostos na entrada do Madeiral. Quero parabenizar a todos os professores e deixar uma mensagem para vocês: ser professor é uma missão”, afirmou a secretária.

Exposição

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores durante o ano letivo foram expostos na sala de recepção do espaço Madeiral, onde foi realizado o evento. A literatura infanto-juvenil foi a grande inspiração para as atividades, que contaram com cartazes artísticos, além de livros de receitas e árvores do cerrado.
Professora há 14 anos na Escola Rural Águas do Miranda, Elisângela Inês Maratzki participou da última reunião do Pacto 2014 e elogiou a iniciativa. “Os encontros que realizamos foram muito importantes, uma troca de experiências que ajuda muito no nosso crescimento profissional. Nós, professores, devemos propagar os nossos trabalhos, fazer registros, por meio da fotografia, do vídeo, para que isso seja divulgado e até mesmo ajude outros professores”, afirmou Elisângela.

Para a professora Roseli Queiroz, professora do 1º ano da rede municipal, o Pacto ajuda no desenvolvimento do trabalho para a alfabetização. “É um trabalho mais diferenciado, que troca os conhecimentos. Na alfabetização, nós precisamos usar muito o lúdico, que é justamente o que Pacto incentiva”, ressalta.

Banda Municipal

A Banda Sinfônica Municipal de Bonito estreou durante o encerramento do Pacto 2014. Com 30 jovens músicos, de 8 a 19 anos, a banda apresentou um repertório erudito com peças do período barroco, que emocionaram os professores e familiares presentes no evento.
De acordo com o maestro da banda, Jucilei Inácio Martins, ainda há vagas para novos integrantes. “Nós começamos a ensaiar neste ano, no final de fevereiro. Qualquer aluno pode participar, tanto de escolas públicas quanto das particulares. É emocionante apresentar o trabalho para a comunidade hoje. Fizemos uma grande estreia”, afirmou.

SERVIÇO – As inscrições para novos integrantes estão abertas. A única exigência é que os alunos tenham mais de 8 anos. Informações sobre o projeto pela página oficial da banda no Facebook ou pelo telefone (67)8409-4064. As aulas são gratuitas.

Pacto 2014 encerra atividades com palestras, apresentações culturais e confraternização entre professores

Pacto 2014 encerra atividades com palestras, apresentações culturais e confraternização entre professores

Pacto 2014 encerra atividades com palestras, apresentações culturais e confraternização entre professores

Pacto 2014 encerra atividades com palestras, apresentações culturais e confraternização entre professores

Pacto 2014 encerra atividades com palestras, apresentações culturais e confraternização entre professores