11/02/2015 12h02 – Atualizado em 11/02/2015 12h02

Benefícios serão adquiridos com recursos próprios e por emenda do deputado Márcio Fernandes

Por: Naiane Mesquita

Cerca de 40 pacientes de Bonito utilizam o transporte do município para realizar consultas médicas e tratamentos específicos em Campo Grande. O benefício que é gratuito e disponível de segunda à sexta-feira, agora será feito por meio de um novo veículo, adquirido com recursos próprios pela Prefeitura Municipal no valor de R$ 302 mil.

Para o prefeito do município, Leleco Brito (PT do B), essa é uma conquista muito importante para o município e, principalmente, para quem depende dessas viagens frequentes a Campo Grande. “Os pacientes que utilizam esse transporte são pessoas que dependem de consultas e tratamentos específicos, que infelizmente, ainda não oferecemos em Bonito. O novo transporte irá substituir o micro-ônibus e atender de forma mais confortável a população”, afirma Leleco.

Esse é o caso do bonitense João Antônio Leal, 51 anos, que realiza um tratamento dermatológico desde o ano passado em Campo Grande e precisou usar o benefício várias vezes. “Nem sei quantas viagens foram no total. Eu fui encaminhado ao Hospital do Câncer para avaliar o problema dermatológico. Fiz vários exames e uma cirurgia. No fim, acabou dando negativo para câncer e agora estou sendo atendido por um especialista que continuará o tratamento dermatológico”, explica.

Segundo Leal, seria muito difícil continuar com o tratamento sem o suporte do transporte municipal. “É importante, fundamental esse transporte. Nós que somos trabalhadores, que ganhamos um salário mínimo não temos condições de pagar as passagens para ir a Campo Grande, nem para começar o tratamento. Só a despesa extra de às vezes comprar uma água já pesa no nosso orçamento no final do mês”, explica.

Para utilizar o transporte, é necessário ter o encaminhamento do médico para a central de regulação de Bonito, que entra em contato com a central em Campo Grande. O tempo de espera pelo atendimento depende do número de vagas disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Emenda de deputado garante ônibus para o transporte de idosos

Além do veículo adquirido pela Prefeitura Municipal, uma emenda do deputado Márcio Fernandes, firmada em reunião com o prefeito Leleco Brito, será destinada a compra de mais um ônibus para a saúde. No entanto, o veículo terá a prioridade de atender aos pacientes idosos, que necessitam de uma atenção especial do município.

Segundo o secretário de saúde, Wilson Braga esta emenda será muito importante para suprir a demanda de pacientes. “Nós fazemos de segunda a sexta o transporte de pacientes que vão até a capital para realizar exames, hemodiálise, que são em média 40 pessoas, este ônibus virá numa boa hora, pois os que temos já têm sido insuficientes”, explica o secretário.

A parceria do deputado com o município de Bonito não é recente. Já foram destinados para Bonito por meio de emenda parlamentar de Fernandes: duas ambulâncias, três veículos para a saúde, um aparelho de ultrassom e de fisioterapia para o hospital municipal.

Ônibus adquirido com recursos próprios do município