25/03/2015 19h09 – Atualizado em 25/03/2015 19h09

Cerca de 70 pessoas participaram do encontro na região do bairro Rincão Bonito

Por: Naiane Mesquita

A gravidez e o sexo seguro foram os temas abordados pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde na tarde de segunda-feira (23) no CRAS (Centro de referência em Assistência Social) da região do Rincão Bonito. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro que teve a palestra da médica pediatra, Denise Lacerda Albaneze.

Segundo a coordenadora do CRAS, Claudia Marcia Braff Denes, a reunião atingiu as famílias que integram o PAIF (Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família). “São famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo prioritárias aquelas beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. Consiste em um trabalho de caráter continuado com o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias prevenindo assim a ruptura de vínculos familiares, promovendo o acesso à informação e aos serviços socioassistenciais”, afirma.

Com a presença da pediatra, os assuntos abordados envolveram a gravidez, a importância do pré-natal e a proteção a doenças sexualmente transmissíveis. “Ela trouxe informações a respeito da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, conversando com a população sobre o pré-natal, gestação, gravidez na adolescência, doenças mais comuns nessa fase, métodos contraceptivos e prevenção de DSTs”, ressalta.

Além das famílias atendidas e acompanhadas pelo PAIF participaram do encontro mães e gestantes do “Mãe Gestante”, grupo de mulheres que se reúnem as segundas-feiras no CRAS, e famílias participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Reunião de mães no CRAS da região Rincão Bonito (crédito: Multi-frequência)