Durante os dois dias mais de 700 alunos, juntamente com os professores foram instruídos sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor das doenças.

Assessoria de Comunicação P.M.B.

A Prefeitura de Bonito através da Secretaria de Saúde já está realizando o ciclo de combate à dengue no município.
Nesta quarta (02) e quinta-feira feira (03) a Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira (Pólo) recebeu o agente de educação em saúde, José Estevam dos Santos para uma importante palestra sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Durante os dois dias mais de 700 alunos, juntamente com os professores foram instruídos sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor e em caso de contaminação os cuidados que devem ser tomados.

Segundo José Estevam, que realiza este trabalho de combate a dengue a mais de dez anos, o objetivo da palestra é educar os alunos, para que eles possam expandir essa informação em casa, para os pais, amigos e vizinhos.

As próximas palestras serão na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) dias 08 e 09 de setembro e dia 10/09 na Escola Municipal Isaura Pinto Guimarães.

Fique por dentro:

A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue?
Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.

Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes Aegypti?
O Aedes é parecido com o pernilongo comum. Ele pode ser identificado por algumas características: corpo escuro e rajado de branco, além de possuir o hábito de picar durante o dia.

De onde veio o mosquito Aedes Aegypti?
É originário da África Tropica, e foi introduzido nas Américas durante a colonização. Atualmente encontra-se amplamente disseminado nas Américas, Austrália, Ásia e África.

Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue?
Sim, porém a aplicação de inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.

Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra?
Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.

É possível distinguir a picada do Aedes Aegypti com a de um mosquito comum?
Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.

Palestra sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e o combate a ele. (Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência)