29/09/2015 12h17 – Atualizado em 29/09/2015 12h17

Sub-Título

Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

No último sábado (26) aconteceu a inauguração da Trilha Bosques das Aroeiras na em Bonito (MS).

Estava presente o Prefeito Leleco, a Secretária Municipal de Educação Loiva Schiavo, representando o Projeto Bonito Sustentável, Tânia Van Der Sand, o presidente da SELETA, Helio Samaniego, a Polícia Militar Ambiental, empresários, pais e patrulheiros.

O espaço SELETA (Soc. Caritativa e Humanitária Quadro de Bonito ) é o local de funcionamento do Instituto Mirim Ambiental de Bonito/MS coordenado pelo Tenente Spíndola. Neste espaço existia uma trilha, porém não havia dados técnicos e ecológicos. A pedido do Instituto Mirim Ambiental e com apoio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, a Trilha foi elaborada pelo Guia Allan Velcic, pela Bióloga Juliana Andrade e pelo Engenheiro Ambiental Valdenir Sousa com a produção do mapeamento, identificação de vegetação, fauna, flora e placas de identificação.

O Instituto Mirim Ambiental é um projeto desenvolvido em Bonito/MS com pretensão de auxiliar a educação familiar e escolar, incentivar as crianças e os adolescentes no campo de trabalho, no campo dos recursos naturais, na cultura, esporte e lazer, com foco na conservação ambiental do nosso ecossistema.

A Trilha possui 600 metros, identificados com placas de distâncias de 100m em 100m. Ao longo da trilha é possível observar diversas espécies de árvores nativas, jovens e adultas, como Caroba, Boicaiúva, Angico preto, Para tudo, Louro preto, Rosquinha, variados Ipês e diversas Aroreiras, que por sua forte presença, levou o nome e marca o início da Trilha: “Bosque das Aroeiras”. A trilha possui vegetação de Mata de Morraria, com formações geológicas calcárias e locais íngremes, abrigando também diversas espécies de aves como os tucanos, sabiá-laranjeira, sanhaçu-cinzento, gralha-cancã, anu e periquitos-de-encontro-amarelo e por identificação via rastros, foram identificados outros animais como cutia, lobinho e jaboti.

“A criação da trilha Bosque das Aroeiras agrega muito valor a cidade de Bonito/MS, pois de forma prática, pode-se conhecer algumas fortes características dos conceitos ecológicos de Bonito, como a formação geológica, espécies vegetais e animais e o nosso Bioma, o Cerrado”, informou a bióloga Juliana Andrade.

A trilha será utilizada pelos patrulheiros mirins e escolas do município como espaço de estudo, aulas de campos e pesquisa e também para a comunidade e turistas.

“É necessário fomentar nas pessoas a relação com o meio ambiente, principalmente em uma cidade como Bonito, local com uma biodiversidade marcante. A experiência de sentir o meio ambiente através da prática é fundamental para a compreensão de diversos assuntos e comportamento, pois permite uma maior concentração, desperta um maior anseio em ter mais contato com a natureza, transforma as ideias gerando assim, a tão esperada sensibilização que toca ao ponto de promover mudança nas atitudes. A trilha “Bosque das Aroeiras” é um espaço para o desenvolvimento dessa prática, levando as pessoas a novos pensamentos e sentimentos: O respeito pela natureza, surgindo assim, uma incrível amizade entre os homens e o meio ambiente”, finalizou Juliana.

A trilha será aberta ao público e escolas com o monitoramento do Projeto Bonito Sustentável.

Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência