01/12/2015 17h34 – Atualizado em 01/12/2015 17h34

Sub-Título

Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

DA EMPRESA: AEG – ASSESSORAMENTO E CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA

AO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DE BONITO-MS

ASSUNTO: NOTA EXPLICATIVA SISTEMA FORA DO AR – MUNICIPIO DE BONITO/MS.

Na data de 01 de dezembro de 2015, as 08: hs, percebemos estar ocorrendo, “anomalias” nos servidores do Banco de Dados de NF- Eletrônica no Município de Bonito-MS, apresentando todos os indícios de se tratar de ataques externo de RACKERS, como medida de precaução iniciamos os protocolos de segurança, afim de garantir a integridade das informações do município, que entre outras medidas, bloqueou os acessos externo aos servidores. Decorrida as análises por softwares e averiguações pelo corpo técnico, comprovamos ser tentativa externas de invasão ao BD.

Apos todas as verificações, e testes com o banco de dados do município, afim de garantir a integridade dos dados e o perfeito funcionamento, restabelecemos os servidores e liberamos os acessos. Nossos sistemas de defesa (firewall e antivirus /spywares) garante a proteção da rede, impedindo qualquer ataque externo aos dados armazenados, mas por se tratar de segurança, quando ocorre casos suspeitos de tentativas de ataques, seguimos os protocolos de segurança para evitar qualquer êxito em eventuais tentativas de quebrar nossas barreiras de segurança.

Como sabido, as instituições enfrentam ameaças externas todos os dias, como foi noticiado pela mídia digital recentemente, www.progresso.com.br/dia…/hackers-atacam-sites-de-11-prefeituras, www.ipnews.com.br/…/index.php?…prefeituras-atacadas-por-hacker,o1.globo.com/…/criminosos-invadem-sistema-interno-de-computadores,oglobo.globo.com/…/sites-de-prefeituras-de-sao-paulo-sao-atacados-por rackers.

Por medida estritamente de SEGURANÇA, fizemos a intervenção desligando os servidores, levando o sistema ficar fora das 08 as 12 hs, pedimos desculpas aos usuários e aos funcionários públicos do Setor Tributário, mas esta foi a decisão a ser tomada face aos riscos que nos deparamos todos os dias.

Continuamos monitorando e aprimorando nossos mecanismos de defesa para garantir total segurança e funcionamento aos sistemas on-line do Município, e apesar de inúmeros outros casos já ocorridos, nenhum Hacker ou organização maliciosa/criminosa da internet conseguiram quebrar nossas barreiras de proteção. Continuamos sempre atentos para garantir segurança e confiabilidades nos sistemas e informações disponibilizados ao município.

Campo Grande-MS, 01 de dezembro de 2015

Airton Falchembak – Diretor AEG

NOTA EXPLICATIVA SOBRE SISTEMA FORA DO AR - MUNICÍPIO DE BONITO/MS.