Pequenos acidentes com trabalhadores aumentaram em julho.

20/07/2018 09h38 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está alertando a população para necessidade urgente do descarte adequado do lixo residencial ou empresarial.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, é preciso que os moradores tomem as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores que atuam na limpeza urbana – tanto na coleta do lixo (resíduos) quanto na reciclagem – que é realizada pelos integrantes da associação Recicla Bonito.

“O número de pequenos acidentes com os trabalhadores da coleta e reciclagem aumentou consideravelmente, principalmente no mês de julho”, afirma Alexandre, lembrando que a maioria dos acidentes acontece com os catadores ao carregarem os sacos plásticos com lixo doméstico.

DESCARTE DE SERINGAS AUMENTOU

“Entre os problemas mais frequentes estão lesões causadas pelo descarte incorreto de cacos de vidro e de seringas”, esclarece o secretário, lembrando que os cacos devem ser separados de outros materiais descartados e colocados dentro de uma garrafa pet cortada – ou em uma caixa de papelão pequena e resistente – lacradas com fita adesiva. (ver fotos)

Outro problema enfrentado é o grande aumento do número de seringas descartadas. O descarte desse tipo de rejeito deve ser feito em unidades de saúde (ESFs e Unidades Básicas de Saúde), farmácias e laboratórios, dos quais são recolhidos quinzenalmente por empresa especializada.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantém parceria para descarte de garrafas com a Casa do Vidro, que é um de projeto de cunho ambiental e social que funciona como Ecoponto para coleta.

(Matéria atualizada às 16h20)

Prefeitura alerta para o descarte irregular de vidros e seringas

Divulgação.