09/01/2015 10h01 – Atualizado em 09/01/2015 10h01

Distrito recebe tecnologia que realiza operações básicas na rede elétrica por meio de um satélite

Por: Naiane Mesquita

O Distrito de Águas do Miranda, localizado no município de Bonito, começará a utilizar um sistema de iluminação pública controlado por satélite. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Bonito, em parceria com a Enersul e com a empresa Lig Luz, que presta serviços ao município.

O sistema de rede de energia conhecido como BT Elevada começou a ser implantado em outubro de 2013. A operação contou com 10 desligamentos programados, apoio de 8 equipes da Reluz, 5 equipes da Coeso, três equipes da Enersul e Linha Viva, sendo as últimas de Jardim Aquidauana e Campo Grande. A nova tecnologia, pioneira no Estado, controla a distância por meio de um satélite, algumas operações básicas como corte e religação de luz, manutenção, atualizações, além de dificultar o acesso de pessoas a ligações clandestinas, mais conhecidas como “gatos”.

Para adequar a população ao novo sistema, a Prefeitura Municipal de Bonito disponibilizou uma equipe para o atendimento da população, em especial das famílias que precisavam regularizar dívidas e implantar padrões para se adaptar a tecnologia.

Novo sistema de iluminação é instalado no Distrito Águas do Miranda (crédito: divulgação)

Prefeitura implanta novo sistema de rede de energia no Águas do Miranda

Famílias são atendidas por equipe da prefeitura no distrito