Após este primeiro ano de muito sucesso, o principal objetivo do programa é aumentar o número de empresas parceiras interessadas em dar oportunidade aos jovens estudantes de Bonito.

Por: Assessoria de Comunicação P.M.B. – Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência

A Prefeitura Municipal de Bonito em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e o SEBRAE tem a honra de anunciar que o Programa Jovem Empreendedor de Bonito está completando 01 ano.

O projeto idealizado pela administração tem por objetivo a inclusão de estudantes, a partir de 16 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola pública do município ou universidade, em estágios supervisionados, como forma de oferecer a primeira oportunidade de trabalho e o aprimoramento do conhecimento dos estudantes em diversas atividades, além de cursos de capacitação e treinamento.

O programa é coordenado pela professora Sônia Maria Teixeira, que é responsável por todo o processo seletivo dos estudantes e também acompanhamento.

De acordo com Sônia o programa começou ofertando 30 vagas de estágio, sendo 25 para estudantes de escolas públicas do ensino médio e 05 para universitários.

“Neste período de um ano atendemos 45 estagiários, destes, 11 foram efetivados e 10 estão estagiando atualmente”, informou a coordenadora do programa.

Algumas empresas apostaram no Programa Jovem Empreendedor de Bonito e hoje colhem bons frutos, como por exemplo as agências Tereré Turismo, H2O Ecoturismo e Agência Bonito Way.

A empresária da agência Tereré Turismo, Najara Daubian disse porque optou em participar do programa.

“Acho muito importante para a cidade este tipo de programa, é uma forma mais prática para a empresa, antecipa o jovem para o mercado de trabalho e os torna mais responsáveis”, disse Najara.

A Tereré Turismo conta com duas estagiárias, Joyce e Daniele, e uma funcionária que recentemente foi efetivada e que começou como estagiária através do programa, a estudante do 3º ano do ensino médio, Larissa Gritti de 17 anos.

Na H2O Ecoturismo conversamos com a supervisora Gisele Moraes, ela informou que a agência aderiu na hora a proposta de receber estagiários.

“Desde o início já passaram pela nossa agência seis estagiários, neste momento estamos com as estagiárias, Dhenielle de 18 anos e Gabriela de 17 anos. A H2O dá todo o suporte para os estagiários, com treinamentos e participação deles nas ações da empresa”, disse Gisele.

Mais uma empresa que acreditou no programa foi a agência Bonito Way, a gerente Ana Paula Vieira e a supervisora dos estagiários Karla Machado falaram da importância de dar oportunidade para os jovens.

“Os estagiários são cheios de energia e dispostos a aprender e ajudar, nós criamos um checklist com as tarefas diárias que os auxiliam, é uma experiência de vida”.

A Bonito Way conta com as estagiárias, Aline, Nauê e o José, que após um período de estágio, hoje presta serviço para a empresa em Campo Grande.

O universitário José Américo falou da experiência de ter pela primeira uma oportunidade de estagiar em uma empresa.

“Foi muito bom trabalhar na Bonito Way gostei muito de ter começado a estagiar na agência, que foi a minha segunda família. Eu tinha 16 anos, e no começo foi um pouco difícil porque eu nunca tinha trabalhado, mas com o apoio da equipe e ajuda da Ana Paula, gerente geral, que foi me ensinando tudo sobre turismo. Eu era muito tímido no início do estágio, era quieto, mas com o passar do tempo fui me interagindo. Hoje eu fui efetivado, sou receptivo geral do aeroporto internacional de Campo Grande onde curso faculdade de engenharia civil na UCDB”, disse José.

O Jovem Empreendedor é sem dúvida um programa de grande sucesso e de oportunidade para jovens que estão iniciando a trajetória profissional e empresas que geram oportunidades.

O programa Jovem Empreendedor agradece: CIEE, SEBRAE, Tereré Turismo, H2O Ecoturismo, Bonito Way Ecoturismo, Zagaia Eco Resort, Bonito Convention & Visitors Bureau, Atratur, Agência ABN, IASB, Associação Pestalozzi, Ygarapé Tour, Agência Áqua, Hotel Paraíso das Águas, Gráfica do Batata, Maxmed, Parque Ecológico Rio Formoso, AsTec Contábil e Casa da Criança.

Porém é importante ressaltar que após este 01 ano de programa, as empresas contratantes de estagiários diminuíram e o banco de estagiários aumentou.

“Gostaríamos que mais empresas aderissem ao programa Jovem Empreendedor e pudessem dar oportunidade para nossos estudantes de Bonito que estão aguardando o primeiro emprego”, finalizou a coordenadora Sônia.

As empresa que tiverem interesse em fazer parte do program podem enviar um e-mail para: [email protected] ou ligar para (67) 8468-9995 (Sônia Teixeira).

VANTAGENS DO ESTÁGIO

Para o estudante, a familiarização com as atividades empresariais, em nível de ensino/ aprendizado prático, quebra o impacto e as dificuldades de adaptação no futuro emprego.

O sistema permite ao estudante definir-se em face da profissão escolhida, perceber eventuais deficiências e aprimorar-se.

Para as empresas, o estágio constitui-se num eficaz sistema de recrutamento e seleção de futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos. O estágio de estudantes não cria vínculo empregatício, respeitados os procedimentos legais.

Estágio não é emprego.

Regulamentado pela Lei nº 11788/08, o estágio não se confunde com emprego. Cabe à empresa contratante pagar ao estagiário uma bolsa-auxílio, sem os encargos adicionais específicos da legislação trabalhista. Sobre a bolsa-auxílio não incidem quaisquer taxas ou descontos, por parte das empresas e sindicatos de classe.
Investimento Seguro.

Há um ano o programa de estágio Jovem Empreendedor era lançado em Bonito.

A proprietária da agência Tereré Turismo, Najara Daubian com a agora funcionária efetiva Larissa Gritti e a estagiária Joyce Barbosa.

A supervisora da H2O, Gisele Moraes (à esquerda) junto com as estagiárias Dhenielle Mirandola e Gabriela Gauna.

O funcionário José, a gerente Ana Paula, estagiárias Aline e Nauê e a supervisora do estagiários, Karla Machado na Bonito Way.

No centro, a coordenadora do programa, Sônia Maria Teixeira.