Recomendação é que os moradores mantenham as portas e janelas abertas

28/04/2017 15h40 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, está dando continuidade nesta sexta-feira (28) ao trabalho de pulverização contra o mosquito Aedes aegypti na Vila América, com a utilização do equipamento conhecido como bomba costal motorizada.

A equipe de trabalho foi reforçada com servidores do Centro de Zoonoses e está utilizando quatro bombas para a pulverização.

A recomendação é que os moradores mantenham as portas e janelas abertas para que o produto possa chegar até os mosquitos escondidos dentro das casas.

Existe a previsão de que a partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde passe a contar com um termonebulizador instalado em uma camionete, enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, para que consiga maior alcance na aplicação do que é popularmente conhecido como “fumacê” (nuvem formada pelo inseticida lançado).

De acordo com o Setor de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde de Bonito, para que os esforços da prefeitura apresentem melhores resultados é preciso também que a população mantenha os seus terrenos e arredores limpos.

O produto utilizado para combater o mosquito aedes aegypti é o malation (um inseticida organofosforado), que tem um cheiro mais forte. Antes de serem enviados para combater os mosquitos nos municípios eles são testados e aprovados pelo Ministério da Saúde, garantindo que tenham eficácia e não causem danos à população.

Pulverização contra o Aedes continua hoje na Vila América