Ação incluiu coleta de material citopatologico para exame preventivo.

24/03/2017 11h36 – Por: Assessoria de Comunicação / Foto: Glauciesley Cezar

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (23) novo atendimento médico no Distrito Águas do Miranda. O atendimento contou com as presenças do médico Cirurgião Geral, Dr. Igor Cabral, e da enfermeira Kátia Kelli Moura Candado, coordenadora da atenção básica e especialista em Saúde da Família e em Regulação em Serviços do SUS, que efetuou coleta de material citopatologico de útero para a realização de exame preventivo.

O exame preventivo (Papanicolaou) é de grande importância na medida em que o câncer do colo do útero, em sua fase pré-clínica, não tem sintomas e quando detectado em sua fase inicial as chances de cura são de praticamente 100%. Conforme a evolução da doença, no entanto, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

O exame preventivo deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que está entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

Além de servir para a detectar lesões relacionadas ao câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se a pessoa tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.

Saúde realiza novo atendimento em Águas do Miranda

Saúde realiza novo atendimento em Águas do Miranda

Saúde realiza novo atendimento em Águas do Miranda