Início Secretarias Secretaria da Educação & Cultura Retrospectiva: investimentos físicos e na formação dos profissionais são destaques da Educação...

Retrospectiva: investimentos físicos e na formação dos profissionais são destaques da Educação em 2022

Como a pasta tem duas vertentes, Educação e Cultura, vamos fazer por partes, lembrando que a Cultura em Bonito também está muito ligada ao Turismo e estará presente na retrospectiva daquela pasta. Na Educação, os investimentos físicos nas escolas e Centros de Educação Infantil, foram tão importantes quanto os projetos e capacitações realizados pelos professores e alunos ao longo do ano.

As Escolas Municipal Manoel Inácio de Farias, na Vila Donária e Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Correa Ferreira, no distrito Águas do Miranda, ganharam novas salas de aula e no Centro de Educação Infantil Hermínia Teixeira Siqueira, na Vila Marambaia, estão sendo construídas quatro novas salas de aulas, um berçário, dois sanitários -masculino e feminino – e uma cozinha com refeitório, totalizando 543 m², no valor de R$ 704,523,96 em recursos próprios do município. Outras unidades receberam melhorias em locais específicos, como reformas de cozinhas, armários, compra de colchões, trocadores, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Também foram entregues uniformes e Kits Escolares a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e a a merenda foi reforçada com dispensas cheias e cardápio monitorado por nutricionistas

Visando o melhor atendimento as crianças e um ambiente mais harmonioso e seguro dentro dos Centros de Educação Infantil do Município, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou um projeto de capacitação de atendentes e merendeiras.

E para melhorar a experiência educacional dos alunos, promovendo integração dos pais e familiares com a rotina escolar, foi desenvolvido o programa Família na Escolar. Nesse sentido, a Semec conta ainda com uma Psicóloga escolar, que realiza visitas periódicas as unidades, auxiliando nos diversos intervenientes da comunidade educativa.

Projetos como Feira Literária e Folclore, Tempo de Aprender e MS Alfabetiza também foram fundamentais na construção do saber em 2022. Além destes, a Semec desenvolveu em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente os projetos “Cor em Ação” e Educação Ambiental, com diversas campanhas e visitas técnicas a atrativos.

A Semec, oferece Formação Continuada para todo  o corpo docente e técnico administrativo e contribui para que a aprendizagem aconteça de forma integrada aos objetivos da escola. Atualizar, reaprender, mobilizando tempos, saberes e compartilhando conhecimentos no espaço de atuação profissional com atitude frente aos desafios pedagógicos, políticos e sociais. Sendo assim, a tarefa essencial da política educacional de incluir e fazer uma escola de qualidade para todos, exige oportunizar aos profissionais da educação a análise crítica, inovadora e permanente de sua prática, considerando as formações a partir das necessidades locais. A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos profissionais, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente.

Em parceria com a escola Studio Rosana Gabriel, a Semec deu inicio ao projeto de aulas de ballet gratuitas a alunas das escolas municipais. A princípio, 25 meninas, de 9 a 11 anos, estão sendo contempladas com aulas semanais.

Município recebeu um ônibus do programa Caminho da Escola, financiado com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipais e estaduais de Educação Básica Pública.

As Formaturas das turmas da Educação Infantil marcaram o final do ano letivo e do trabalho realizado em 2022.

Cultura –

Em relação a Cultura os principais destaques ficam para a retomada dos Festivais, como o Festival de Inverno e Festival da Guavira. Além destes, neste ano também foram realizados pela primeira vez o Festival de Pesca do Distrito Águas do Miranda e Festival Religioso. A ainda esteve presente na Festa de São Pedro, no projeto Cinema nos Bairros e em projetos sociais, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, como o Garoto Cidadão.