Na manhã da última quinta-feira, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (MS) esteve no município de Miranda (MS), na sede do Núcleo Servir a Vida, para a coleta de sementes doadas pelo grupo do Instituto Pantanal Sul e do grupo Florestas Brasil, startup voltada para o trabalho agroextrativista que desempenha um papel fundamental com o beneficiamento das castanhas do Cerrado e Pantanal.

No total foram 26 sacos de resíduos do beneficiamento de Cumbaru e Jatobá (espécies nativas da região) no qual haviam muitas sementes prontas para a germinação. A doação foi direcionada para o Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro, cujo objetivo é promover o reflorestamento rural e, sobretudo, urbano do município de Bonito.

A viagem foi rápida e no período da tarde a equipe já estava completando os berços do Viveiro para a devida germinação. O intuito das coletas é aumentar o número de mudas disponibilizadas pelo Viveiro, considerando que mensalmente existem muitos pedidos de saída que contribuem diretamente para o reflorestamento local, no entanto vai esgotando nossa produção.

Neste sentido, aproveitamos para informar que é importante para nós que todos os cidadãos e cidadãs de Bonito estejam conscientes do valor das sementes que anualmente são geradas pelas árvores nativas da nossa região e, justamente por isso, aceitamos doações e qualquer quantidade é bem-vinda.

Lembrando que todo morador ou moradora do nosso município pode retirar mudas (desde que estejam no tamanho adequado para a retirada), mediante autorização solicitada diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, para plantio urbano e rural, porém é importante o/a requerente atentar-se ao porte da árvore e a condição do espaço no qual a muda será plantada.

Por fim, a SEMA agradece imensamente a contribuição valorosa da turma do Instituto Pantanal Sul, do Núcleo Servir a Vida e da startup Florestas Brasil. Todo material doado será devidamente valorizado de modo que essas futuras mudinhas de baru e jatobá fortaleçam a pluralidade de espécies nativas usadas no reflorestamento da nossa região.