CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA: BONITO ONTEM E HOJE

Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

Na manhã desta terça-feira (6) a escola municipal de Bonito realizou um projeto para ensinar os alunos através de diversos tipos de trabalho, a história da cidade.

O projeto “Conhecendo e Valorizando Nossa História: Bonito ontem e hoje”, foi desenvolvido com os alunos do 5º ano B, matutino da Escola Municipal Professora Izaura Pinto Guimarães, tendo como responsável a Professora Valdinéia Trelha e colaboração das professoras Cleuza Arévalo, Waldilene Galeano, Islene Mirandola, Izabel Fava, Coordenadora professora Eda Yarzon Jacques e apoio da Diretora Roseli Gambim.

O objetivo é o resgate e a valorização da história da cidade de Bonito com os objetivos de incentivar o hábito da leitura e da escrita, promover o senso de responsabilidade e de cidadania através do estudo da história local e conhecer como se deu o processo de fundação da cidade e sua construção.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram diversas atividades como; pesquisas em sala de aula e na internet, produção de poemas, construção de maquetes e visita a Casa da Memória – Raída, onde, na oportunidade, as proprietárias Fernanda Reverdito e Dona Ramona transmitiram relatos da história local e apresentaram fotos de pessoas que colonizaram Bonito e de como era Bonito após sua fundação.

“Esse resgate foi essencial para que pudéssemos ter informações na construção das maquetes onde foram feitos comparativos de Bonito ontem e hoje”, informou a professora Valdinéia.

“Com a finalização deste trabalho esperamos que os alunos a partir deste trabalho possam valorizar a cultura e história do município onde vivem.”

Atividades

Os alunos Liliane – João Lucas –Hyara – Keytslayne – Luís Otávio – Grazielly, dos períodos matutino e vespertino, fizeram uma homenagem ao município cantando o Hino de Bonito. Professora Responsável: Waldilene Galeano, acompanhamento no violão: Professor Wande Luís

Poema ( Cidade de Bonito – produzido e declamado pela aluna (Grazielly Ibarra).

Convidados: Grupo KUERY PORÃ ( Paulo Henrique e Wander Luís); Músicas “ Bonito por natureza”, que retrata nossa cidade e Mercedita que é uma canção que faz parte da cultura de Bonito.

Diretora de turismo do município Vânia Mugart.

Exposição e apresentação de maquetes e antiguidades.

Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência