O objetivo, nos dois níveis, é lançar o foguete o mais distante possível.

17/05/2018 11h52 – Por: Assessoria de Comunicação

Quatro escolas da rede pública e rede privada de ensino de Bonito participaram na manhã desta quinta-feira, dia 18, no Estádio Municipal Aurestes Félix Garcez, da etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, direcionada aos alunos de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. Ela consiste em construir e lançar, obliquamente, a partir de uma base, foguetes construídos individualmente por alunos ou por equipes de até três componentes.

O objetivo é lançar o foguete o mais distante possível.

FOGUETES DE NÍVEL 3 E DE NÍVEL 4

A etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes foi disputada nos níveis 3 e 4. No nível 3 os foguetes, todos feitos de garrafas pet (utilizando tubos de PVC na base de lançamento), são movidos pela mistura de água e ar (que é comprimido por meio de uma bomba de ar manual).

Já o nível 4 reúne foguetes impulsionados por reação química, decorrente da mistura de bicarbonato e vinagre.

Os foguetes lançados atingem velocidade de até 80 km por hora, percorrendo distâncias de até cem metros. A velocidade e a distância de cada lançamento são calculadas pelos integrantes da mesa diretora e pelos próprios alunos, que utilizam uma trena e anotam o resultado em uma lousa (quadro branco).

Os dois primeiros lugares, nos dois níveis, foram contemplados com medalhas.

A etapa municipal é organizada pela Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, sob a coordenação do professor de matemática André Vieira Ruiz Garcia.

Participaram da mostra local a Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG), FUNLEC e Sagrada Família.

Escolas de Bonito participam da Mostra Brasileira de Foguetes