Presentes foram convidados a firmar parceria pela Educação de Bonito.

01/12/2017 15h44 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, a abertura da Formação Continuada para professores alfabetizadores da rede municipal e estadual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, Educação Infantil Jardim II e III, Articuladores e Mediadores de Aprendizagem do Programa Novo Mais Educação.

Para a sua realização o curso conta com algo primordial: o PNAIC – (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que é resultado de um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental”.

A garantia da alfabetização plena de todas as crianças, como redigido na estratégia 5.1, exige uma visão sistêmica da educação e é dos pilares para o alcance de outras metas do PME.

O objetivo, de acordo com o MEC, é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização.

Em seu discurso de abertura, a secretária de Educação e Cultura, professora Roseli Gambim, afirmou que é necessário e urgente, compreendermos que o processo educacional, deve ser entendido como uma sinapse, que é um encadeamento de células através das quais, são feitas as comunicações aos diversos setores do organismo. “Cada um de nós representa uma dessas células no processo de educação, onde o atrofiamento de um, poderá repercutir negativamente em todo processo. Acredito que nenhum cidadão ou cidadã, principalmente um profissional de educação, deseja que isso aconteça”, afirmou.

Encerrando o seu pronunciamento, a secretária convidou a todos para firmar uma sólida e verdadeira parceria em benefício da educação de Bonito, lutando juntos por uma “educação holística e de qualidade”, abrangente, acessível a todos e com resultados qualitativos para a comunidade.

SEMEC dá início a mais um curso de Formação Continuada