Projeto adota medidas voltadas para a preservação ambiental.

05/10/2017 11h54 – Por: Assessoria de Comunicação

A convite dos sócios da empresa Curicaca Armazéns Gerais Ltda., o prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares, acompanhado pelo secretário municipal de Administração e Finanças Celso Henrique Poli e pelo ex-prefeito Nercy Soares, visitou nesta quarta-feira (4) as obras que estão sendo implantadas na MS-382, logo após o Zagaia Eco Resort.

O projeto prevê a implantação de 4 silos, ao custo de R$ 10.509.174,74 (dez milhões, quinhentos e nove mil, cento e setenta e quatro reais e setenta e quatro centavos), sendo R$ 6.305.504,84 (60%) por meio do Banco do Brasil (FCO) e R$ 4.203.669,90 (40%) em recursos próprios (dos sócios).

As obras levam em conta a preocupação com a sustentabilidade e de minimizar o impacto ambiental – mesmo elevando o custo efetivo em 15% no orçamento total do empreendimento – implantando medidas como a construção de cisternas (para 200.000 litros de água da chuva), a utilização de energia solar e a construção de fossas sépticas ecológicas (ambas no escritório, no prédio de classificação de grão, no barracão de depósito e manutenção e nas casas dos funcionários).

Outra medida adotada é a construção de um sistema de secagem de grãos utilizando caldeira (e não uma fornalha convencional), que deverá diminuir a queima de material lenhoso em até 30%. Todo o material lenhoso será oriundo de reflorestamento (eucalipto).

Os grãos (cereais) secados dessa forma podem ser usados na alimentação humana (fubá, canjica), bem como por empresas que fabricam cerveja – já que não terão contato com a fumaça (fuligem) da lenha. Os resíduos e impurezas dos cereais (grãos) não serão descartados na natureza e sim utilizados na criação de bovinos.

A construção dos silos está a cargo da Construtora MB Construções, com sede em Bonito e o quadro de funcionários (a mão de obra) é 99% composta por trabalhadores locais, que recebem treinamento com técnicos de prevenção de acidentes e psicólogos.

Prefeito visita obras da Empresa Curicaca Armazéns Gerais